Vale Canada reduz participação na PTVI da Indonésia

17/11/2023
Pelo acordo VCL, SMM e MIND ID irão deter aproximadamente 33,9%, 11,5% e 34,0%, respectivamente na PTVI

 

 

A Vale informa que a sua controlada Vale Canada Limited (“VCL”) assinou um acordo de princípios gerais com a PT Mineral Industri Indonesia e a Sumitomo Metal Mining Co., Ltd. relativo à obrigação de desinvestimento da PT Vale Indonesia Tbk (“PTVI”). 

Pelo acordo VCL, SMM e MIND ID irão deter aproximadamente 33,9%, 11,5% e 34,0%, respectivamente na PTVI. Atualmente as participações da VCL, SMM e MIND ID na PTVI é 44,3%, 15,0% e 20,0% das ações emitidas, respectivamente. Segundo a Vale, “após a transação, a VCL manterá uma exposição econômica significativa com uma participação não controladora e continuará a fornecer um forte nível de influência na governança por meio do Conselho de Comissários”. 

Para a Vale, o acordo representa um passo significativo em direção a um resultado mutuamente benéfico que atende às obrigações de desinvestimento da Indonésia e abre caminho para a renovação da licença de mineração da PTVI para além de 2025. 

O CEO da Vale e Conselheiro da Vale Base Metals, Eduardo Bartolomeo, afirmou: "Estamos orgulhosos em continuar apoiando as ambições da Indonésia em entregar metais de baixo carbono que são essenciais para a transição energética global. O portfólio de projetos de alta qualidade da PTVI, incluindo Bahodopi, Sorowako e Pomalaa, irão impulsionar a próxima onda de crescimento de produção responsável de níquel, criando valor de longo prazo para todos os stakeholders. Isto reforça nosso compromisso de longa data com a prosperidade, sustentabilidade e empoderamento local na Indonésia.

A conclusão da transação é esperada em 2024 e está sujeita às condições usuais de fechamento.

Direto da Fonte