Tragédia completa quatro anos dia 25 de janeiro

24/01/2023
Uma mesa-redonda reunirá especialistas e moradores que irão dar depoimentos e discutir os riscos da atividade minerária.

 

Familiares das vítimas do rompimento da barragem da Vale promovem, dia 24 de janeiro, o seminário “4 Anos da Tragédia-Crime e os Impactos em Brumadinho e Municípios Mineradores”. O encontro acontece um dia antes da tragédia completar quatro anos e tem como objetivo mostrar ao mundo os problemas cotidianos ainda enfrentados pelos moradores e visitantes de Brumadinho. 

Uma mesa-redonda reunirá especialistas e moradores que irão dar depoimentos e discutir os riscos da atividade minerária, em especial o ponto de vista das populações atingidas por rompimentos de barragens, como ocorreu em Brumadinho e Mariana. O evento começa às 8h no Auditório da Faculdade Asa de Brumadinho, e contará com a presença de lideranças, autoridades e órgãos municipais e estaduais, especialistas, professores e representantes da população de Brumadinho. As mesas terão mediação da AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão), que também organiza o evento. No local haverá inscrição para fala e a participação é gratuita. 

No final do Seminário haverá uma Carreata por Justiça, com concentração às 17h, partindo do Cemitério Parque das Rosas, com uma parada no Cemitério Municipal. Em ambos, várias vítimas foram sepultadas. Depois, o comboio segue até o letreiro de Brumadinho, onde será realizado um clamor por Justiça (para que os responsáveis sejam punidos), Encontro (para que todas as vítimas sejam encontradas e tenham um enterro digno) e Memória (para que tragédias-crime como essa nunca mais se repitam), além de um momento de oração pelas famílias.

No dia 25 de janeiro, a agenda começa com missa às 10h no estacionamento central de Brumadinho, celebrada pela equipe da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser). De lá, os presentes sairão em caminhada até o letreiro da cidade, onde se somarão outros familiares para realização do Ato em Homenagem às Vítimas. Todo dia 25, neste local, é realizado o ato mensal em honra às 272 vítimas. O ato terá exibição de vídeos em telão instalado no local, apresentação musical, falas que clamam por Justiça, Encontro e Memória, a tradicional chamada dos nomes das 272 pessoas que perderam a vida e a soltura dos balões que representam cada uma delas.
Segundo a diretoria da AVABRUM, o objetivo da programação dos 4 anos da tragédia neste 2023 - que começou no domingo (22/01), com um Pedal em Homenagem às vítimas, o Memory Day- é “cobrar por justiça, denunciar a morosidade dos processos judiciais que buscam responsabilizar os executivos e técnicos que fecharam os olhos para os problemas da barragem em nome do lucro, pela não repetição de crimes como os de Mariana e Brumadinho e pela valorização da vida, bem irreparável”.

Direto da Fonte