South Star Battery Metals tem licença para ampliar capacidade na Bahia

08/02/2024
Santa Cruz será a primeira operação de produção de grafite a ser instalada no Brasil após 1996. Capacidade chegará a 50 mil t/ano

 

A South Star Battery Metals informa que as licenças ambientais para as Fases 2 e 3 da Mina de Grafite de Santa Cruz, na Bahia, foram aprovadas para até 50 mil toneladas/ano de concentrado para oito pedidos de portaria de lavra que a empresa possui. Após a aprovação das licenças ambientais, cinco dos pedidos principais foram aprovados pelo escritório regional da Agência Nacional de Mineração (“ANM”) e encaminhados ao Ministério de Minas e Energia, em Brasília, para revisão final da vida útil.

As licenças ambientais para as fases 2 e 3 foram aprovadas com condições geralmente alinhadas com a licença da Fase 1 e são consistentes com os programas atuais de envolvimento ambiental e comunitário já em andamento, segundo a empresa.

O presidente da South Star, Richard Pearce, comentou: “Esta importante aprovação é outra grande conquista para Santa Cruz e um passo fundamental para eliminar o risco de nossas operações futuras e dimensionar nossa produção em um momento crítico para os metais de bateria. Uma vez aprovadas as concessões mineiras integrais que incorporam as Fases 2 e 3 pelo MME, seremos capazes de aumentar nossa produção da Fase 1 para uma capacidade nominal de 5 mil para 13 mil tpa e entregar mais grafite brasileiro em flocos de alta qualidade aos nossos clientes. Nosso objetivo é ter todas as autorizações/licenças em breve para entregarmos 50 mil t/ano de produção e avançarmos no estudo de viabilidade de Santa Cruz para que estejamos prontos para tomar uma decisão de investimento logo após a entrega do relatório, em dezembro de 2024. Estão disponíveis até US$ 18 milhões através do nosso acordo com a Sprott Streaming para expansão da produção da Fase 2 após a entrega do Estudo de Viabilidade. Eu gostaria de agradecer sinceramente à nossa equipe, ao Município de Itabela e a todos os interessados ​​pela continuidade do apoio a Santa Cruz à medida que ampliamos de forma responsável nossas operações em um dos distritos de grafite mais comprovados do mundo. Santa Cruz será a primeira nova produção de grafite nas Américas desde 1996, e esperamos escalar as operações assim que nossos clientes nos solicitarem produção adicional.”

Os próximos passos em 2024, segundo ele, incluem o avanço do Estudo de Viabilidade de Santa Cruz NI 43-101, que será feito com base no Estudo de Pré-viabilidade divulgado anteriormente em 2021. O Estudo de Viabilidade avançará as operações de Santa Cruz com uma instalação de planta de projeto modular em fases e incluirá os seguintes marcos: Aproximadamente 4.000 m de perfuração diamantada e de circulação reversa; Estimativa atualizada de recursos/reservas; Planos de mina atualizados; Otimizações de fluxograma; Expansão da produção de concentrado de grafite em flocos naturais; Fase 1: 5 mil tpa, escalando para 13 mil tpa; Fase 2: módulo +25 mil tpa; Fase 3: módulo +25.000 tpa; Infraestrutura e acesso; OPEX e CAPEX do Projeto.

Direto da Fonte