SINOBRAS investe em treinamento para Laminação 2

31/07/2023
Siderúrgica está investindo em capacitações para deixar a mão de obra apta a operar a nova área

 

Empresa do Grupo Aço Cearense, a SINOBRAS está concluindo as obras de duplicação da capacidade de produção do projeto que inclui a instalação da Laminação 2, com capacidade de produção de 500 mil toneladas/ano de aço laminado em bobina e spooler. A expansão da SINOBRAS irá gerar uma série de benefícios e crescimentos para a economia local, como o aumento de empregos e o desenvolvimento regional. Além disso, a siderúrgica está investindo em capacitações para deixar a mão de obra apta a operar a nova área.

Para a nova fase, a SINOBRAS realiza treinamentos em operação, manutenção mecânica e elétrica e automação desde maio de 2023 e que serão prorrogados até julho deste ano, focando em processos do forno de reaquecimento, laminador, bobinas, spooler e automação, entre outros. Os colaboradores que estão participando das capacitações receberão certificados emitidos pelo Grupo Danieli, multinacional responsável pela fabricação do novo laminador da SINOBRAS e um dos três maiores fornecedores do mundo em instalações e equipamentos para a indústria de metais. “A fim de capacitar a equipe que atuará na Laminação 2, a SINOBRAS está realizando investimentos em diversos programas de capacitação para a atual e futura equipe”, disse Ian Corrêa, vice-presidente de operações do Grupo Aço Cearense.

Participam dos treinamentos os colaboradores realocados da área de Laminação 1 (colaboradores de outras áreas da siderúrgica que passaram por um processo seletivo e foram promovidos para novos cargos na Laminação 2), bem como os recém-contratados para o início das operações. “Estimamos um investimento total de mais de R$ 1 milhão, incluindo visitas a empresas estrangeiras, como a Siderúrgica Alfa Acciai, localizada em Brescia, e a Siderúrgica ABS, localizada em Udine, ambas na Itália. O propósito dessas visitas é adquirir conhecimento sobre os processos de produção de empresas que já possuem o mesmo modelo de laminador que está sendo instalado na SINOBRAS”, afirma Corrêa.

A SINOBRAS também firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI de Marabá e realizou por cinco meses, de forma gratuita, o curso de Laminação para a população local e colaboradores da empresa.

Atualmente, a capacidade de produção da siderúrgica é de 380 mil toneladas de aço laminado/ano e, com a expansão, essa capacidade saltará para 850 mil toneladas/ano. Serão mais de R$ 920 milhões no projeto que compreende a instalação da Laminação 2, com capacidade de produção de 500 mil toneladas/ano de aço laminado em bobina e spooler e uma nova subestação e linha de transmissão de 230kV, que tem o objetivo de suprir as novas necessidades de cargas elétricas da produtora de aço e propiciar a utilização de energia da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, da qual é sócia como autoprodutora.

O projeto de expansão da SINOBRAS deve ser concluído no segundo semestre deste ano. Com a nova Laminação, a empresa vai disponibilizar para o mercado nacional novos produtos como o vergalhão em rolo (bobina e spooler) e fio-máquina. Outra novidade é que com a instalação da nova Subestação e Linha de Transmissão de 230kV, que vai atender a demanda de energia necessária para o funcionamento da empresa, haverá a disponibilização de 52 MVA de energia elétrica no município de Marabá e região, possibilitando a instalação de outros empreendimentos que necessitem dessa capacidade de energia.

Direto da Fonte