Reciclagem de latinhas evita 15 milhões de t de GEE

28/10/2022
No último ano, o setor impediu que a emissão de 1,9 milhão de toneladas desses gases chegassem ao meio ambiente.

 

Segundo informações do Índice Nacional de Reciclagem Latas de Alumínio para Bebida, divulgado pela Recicla Latas, a reciclagem de latinhas de alumínio evitou a emissão de 15 milhões de toneladas de gases de efeito estufa (GEE) nos últimos 10 anos. No último ano, o setor impediu que a emissão de 1,9 milhão de toneladas desses gases chegassem ao meio ambiente. “O aperfeiçoamento contínuo do sistema de reciclagem das latinhas permite que o Brasil se mantenha como referência em economia circular. Com isso, conseguimos contribuir para a descarbonização, com benefícios sociais ao envolver contingente de mais de 800 mil catadores no processo, além de injetar bilhões na economia anualmente”, comenta Renato Paquet, secretário executivo da Recicla Latas. 

Outro ponto de destaque é a quantidade de energia elétrica poupada com a reciclagem das latas. De acordo com a Recicla Latas, a energia economizada anualmente é mais que suficiente para o consumo residencial de um estado como Goiás por igual período. O Brasil conseguiu reciclar 33 bilhões de latinhas de alumínio em 2021, o que corresponde a 98,7% do total consumido. O índice é o maior patamar atingido desde 1990, quando começou a ser calculado e divulgado. Comparando os índices de 2021 com 2020, houve um crescimento de 2 bilhões de latas recicladas (1,3%), assim como no consumo das latinhas de alumínio para bebidas no Brasil. 

Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) o setor cresceu 5,2% de 2020 para 2021, alcançando 33,4 bilhões de latas consumidas. Analisando a década (2011 - 2021), os dados apontam que o aumento no consumo da embalagem foi de mais de 80%.  

De acordo com Paquet, os resultados passam pelos investimentos na cadeia de reciclagem. O investimento total em novas unidades fabris de latinhas soma R$ 5 bilhões entre 2021 e 2023 e mais de R$ 1 bilhão foram investidos nos últimos cinco anos para aumento da capacidade de laminação e reciclagem. Além dos investimentos, o sistema conta com 36 centros próprios de coleta, além de uma ampla rede de parceiros, um dos fatores que explicam o sucesso da reciclagem das latinhas.“Graças aos esforços conjuntos de toda a cadeia de suprimento, e dos investimentos da indústria do alumínio na modernização do setor e na ampliação dos centros de coleta e reciclagem, há mais de dez anos a média nacional de reciclagem de latas de alumínio se encontra em patamar superior a 97%”, finalizou o secretário-executivo.

Direto da Fonte