R$ 4,4 milhões em projetos socioculturais e educacionais em 2023

06/02/2024
Projetos socioculturais e educacionais em 2023 beneficiaram 14.537 pessoas em 13 municípios

 

A Equinox Gold investiu R$ 4,4 milhões em projetos socioculturais e educacionais em 2023 e beneficiou 14.537 pessoas em 13 municípios localizados no entorno das suas quatro operações nos estados do Maranhão, da Bahia e de Minas Gerais. A empresa tem como parte integrante de sua política de Responsabilidade Social e Direitos Humanos contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde suas operações estão inseridas. O montante investido é 10% superior ao valor de 2022. No total, foram 48 projetos sociais, culturais, ambientais ou educativos, sendo 26 desenvolvidos por meio das leis de incentivo e 22 por investimento direto. “No ano passado, a empresa direcionou ainda mais esse foco, ao priorizar, pela primeira vez, projetos exclusivos destinados ao público feminino, como o Mulheres em Foco e o Semente Crioula que, juntos, capacitaram 526 mulheres em fotografia e restauração de patrimônio cultural”, afirma o coordenador de Responsabilidade Social Brasil da Equinox Gold, Jauner Torquato.

Em 2023, a Equinox priorizou projetos educacionais como o Jovem Aprendiz, também exclusivo para mulheres, desenvolvido em parceria com a Rede Cidadã – entidade de assistência social –, na unidade Mineração Riacho dos Machados, no Norte de Minas.  A iniciativa destacou o compromisso da empresa com a diversidade e inclusão, além de estimular a permanência das jovens na escola, preparando-as para o mercado de trabalho e garantindo sua inserção profissional. Um total de 15 jovens, com faixa etária de 19 anos e cursando nível superior ou com curso técnico, estão na jornada de um ano do projeto.

Ainda no âmbito educacional foram desenvolvidos os projetos Contos Brasileiros, que tem como objetivo produzir um livro de contos baseados em memórias dos municípios do interior, e o Heróis em Ação, que incentiva professores a atuarem como multiplicadores da educação ambiental nas escolas, contribuíram para qualificar 77 docentes e atender 1.335 alunos de escolas públicas.

Além dos investimentos em projetos sociais, a Equinox Gold avançou também, em 2023, no fomento às políticas de afirmação dos direitos da criança e do adolescente e do idoso. Através do projeto Fortalecimento dos Conselhos e Fundos Especiais, a empresa desenvolveu mentorias e assessoria técnica para criação das políticas públicas em âmbito municipal. Mobilizando organizações sociais e administrações municipais em uma ampla de rede de cooperação, o projeto atuou para instituir e tornar operante o Fundo da Infância e Adolescência e Fundo do Idoso em todos os municípios onde estão localizadas as operações da Equinox Gold. “Esse trabalho é muito importante, pois possibilitará, em breve, que empresas e pessoas físicas destinem parte do seu imposto de renda para apoiar o desenvolvimento de projetos nos seus próprios municípios. Com isso, iremos potencializar em enorme escala o fomento a projetos sociais locais”, conclui Jauner.

Direto da Fonte