Produção do Minas-Rio cresce 15% no quarto trimestre de 2023

08/02/2024
Este é o melhor desempenho trimestral da operação, graças à melhoria do acesso à mina e à disponibilidade de equipamentos

 

A Anglo American registrou um aumento na produção do Minas-Rio de 15% no quarto trimestre de 2023, passando de 5,7 milhões de toneladas de minério de ferro para 6,6 milhões de toneladas na comparação com o mesmo trimestre de 2022. Este é o melhor desempenho trimestral da operação, graças à melhoria do acesso à mina e à disponibilidade de equipamentos levou a um maior movimento da mina, o que permitiu um melhor desempenho da planta, impulsionado pela qualidade da alimentação do minério, bem como pelo aumento da disponibilidade do circuito de britagem.

A produção de níquel cresceu 9% no quarto trimestre de 2023, para 11 mil toneladas e refletiu a melhoria da estabilidade operacional, enquanto a produção de carvão siderúrgico registrou incremento de 2% no último trimestre de 2023 (4,756 milhões de toneladas), refletindo o desempenho estável na operação de Aquila e melhor desempenho em Grosvenor, parcialmente compensado pelas contínuas condições desafiadoras dos estratos em Moranbah. Enquanto isso, as produções de cobre e das operações Platinum Group Metals (PGMs) caíram 6% cada uma. A produção de cobre somou 229.900 toneladas e foi afetada pela diminuição de 16% nas produções chilenas, compensadas principalmente por Los Bronces (minério mais duro e de menor teor esperado), que mais do que compensou a maior produção de Quellaveco, no Peru. Já a produção de PGMs somou 932 mil onças e sofreu principalmente devido à redução planejada das operações em Kroondal (agora vendida) e à menor produção em Amandelbult devido aos fechamentos planejados de infraestrutura. A produção de diamantes em bruto diminuiu 3%, por causa da redução planeada à medida que Venetia transita para operações subterrâneas, parcialmente compensada pela maior produção de Botsuana.

“Nossa produção do quarto trimestre esteve em linha com nossas expectativas e com o terceiro trimestre, apesar da desaceleração deliberada em Kumba para ajudar a reduzir os níveis de estoque causados pela má qualidade das ferrovias terceirizadas. Nossa mina peruana de Quellaveco entregou seu trimestre mais forte até agora, com 93.700 toneladas de cobre, enquanto Minas-Rio também entregou seu maior volume trimestral de todos os tempos, com 6,6 milhões de toneladas de minério de ferro premium de alta qualidade. Em comparação com o mesmo período de 2022, os volumes do quarto trimestre foram reduzidos em 7%, principalmente devido à redução planejada de Kumba e à atual fase desfavorável do minério em Los Bronces”, afirmou Duncan Wanblad, CEO da Anglo American.

Para 2024, a Anglo prevê um guidance sem alterações para o cobre, entre 730 e 790 mil toneladas. O guidance de produção de níquel para 2024 permanece inalterado em 36.000- 38.000 toneladas, enquanto o guidance para PGMs para metal em concentrado e produção refinada permanece inalterado em 3,3-3,7 milhões de onças.

Para o minério de ferro, a produção deve ser mantida, entre 58-62 milhões de toneladas (Kumba 35-37 milhões de toneladas; Minas-Rio 23-25 milhões de toneladas), sendo que Kumba está sujeito à disponibilidade e desempenho ferroviário e portuário de terceiros.  A orientação de produção para 2024 do carvão siderúrgico permanece inalterada em 15-17 milhões de toneladas. 

 

Direto da Fonte