Povo Mura decide pela mineração de potássio em Autazes

26/09/2023
O resultado da Assembleia Geral realizada na última quinta e sexta-feira, (21 e 22/09) foi apresentado ao Governador Wilson Lima na presença de autoridades
Governador Wilson Lima recebe das mãos de Cláudio Mura o relatório da Assembleia ao lado do presidente da Potássio do Brasil, Adriano Espeschit.

 

Lideranças indígenas do povo Mura de Autazes que representam 36 aldeias e cerca de 12 mil indígenas do município (a 112 quilômetros da capital) estiveram na sede do Governo do Amazonas nesta segunda-feira, (25/09) para entregar ao governador Wilson Lima uma ata e relatório da Assembleia Geral, ocorrida na última semana entre chefes indígenas do município, que apresenta a decisão deles pela aceitação e implantação do Projeto Potássio Autazes. A Potássio do Brasil foi convidada para participar tanto na Assembleia quanto no evento de hoje, que contou com a participação de deputados e secretários estaduais, além do presidente do IPAAM, órgão responsável pelo licenciamento ambiental do Projeto.

Segundo o governador, o apoio do povo Mura é importante não apenas para o desenvolvimento do município de Autazes, mas para o Amazonas, com a possibilidade de consolidação de uma nova matriz econômica para o estado.

“Esse é um dia muito importante, é um dia histórico porque a gente está a um passo significativo para mudar a vida das pessoas que moram no estado do Amazonas, para mudarmos, sobretudo, a vida das pessoas que estão ali no município de Autazes. Esse é um passo fundamental e eu considero o passo mais importante, que é o processo de consulta ao povo Mura sobre essa atividade da exploração do potássio no município de Autazes”, destacou Wilson Lima. “A gente está falando aqui de uma outra matriz econômica no estado do Amazonas. Nós temos a Zona Franca, nós não abrimos mão dela, temos a questão do gás natural, que a gente já conseguiu avançar muito, e o próximo passo é agora a questão do potássio”, completou.

Na ocasião, representando o povo Mura, José Cláudio dos Santos Pereira, coordenador geral do Conselho Indígena Mura (CIM) entregou ao governador Wilson Lima um ofício e um relatório da Assembleia Geral ocorrida na semana passada, na aldeia Terra Preta da Josefa, entre lideranças indígenas aceitando a implantação do projeto Potássio Autazes. “Para nós, é muito importante porque isso representa o futuro, o avanço econômico de Autazes e do estado do Amazonas. Mas é importante destacar que o povo mura entende que estamos caminhando juntos com a Justiça Federal e não queremos afrontá-la, entendemos que o Ipaam é o órgão licenciador e que deve dar segmento ao processo”, disse.

O presidente da Potássio Brasil, Adriano Espeschit, lembrou que o potássio produzido no mundo é um importante fertilizante e que o Brasil é dependente de importação deste potássio. “Esse é um novo momento para Autazes, para o Amazonas, para o Brasil e porque não dizer para o mundo porque a segurança alimentar depende dos fertilizantes para o agronegócio, para alimentar pessoas e eliminar a fome nesse nosso mundo. E como disse o presidente Lula, na abertura da Assembleia da ONU, mais de 750 milhões de pessoas estão passando fome. E esse é um projeto estratégico para acabar com a fome no mundo. Vamos trabalhar com os próximos passos para que possamos avançar no licenciamento e iniciar a instalação do empreendimento em Autazes”, explicou.

Participaram do encontro com o governador, além de lideranças indígenas, o presidente da Potássio do Brasil e sua diretoria, os deputados estaduais Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Sinésio Campos, Felipe Souza e Delegado Péricles; e os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa; de Mineração, Gás e Energia (Semig), Ronney Peixoto; o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony; o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam ), Juliano Valente; e o prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante.

O Projeto Potássio Autazes pode produzir cerca de 20% do consumo brasileiro anual de potássio, com 2,2 milhões de toneladas por ano. A Potássio do Brasil possui projeto pronto para iniciar a construção da estrutura de exploração em Autazes, que está em fase de licenciamento ambiental. O investimento previsto é de U$ 2,5 bilhões e a vida útil do projeto aprovado até o momento é de 23 anos.

Direto da Fonte