Novos compromissos para meta de net zero em 2050

10/10/2022
Com base em estudos de mercado realizados pela Nexa, a empresa já possui uma das menores pegadas de carbono se comparada a outros produtores de zinco.

 

A Nexa Resources anunciou que planeja zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) – o chamado net zero – até 2050, e, desta forma, alcançar a neutralidade - equilíbrio entre as emissões e a absorção de carbono – até 2040. Para que isto aconteça, a companhia definiu reduzir emissões diretas (escopo 1) em 20%, o que significa uma redução total de 52 mil toneladas de carbono equivalente até 2030, considerando 2020 como ano base. Além disso, a Nexa pretende manter a alta participação de fontes renováveis em sua matriz energética. No que diz respeito ao escopo 3, a Nexa iniciou o mapeamento de toda a cadeia de valor, a fim de engajá-la ao seu objetivo de tornar-se net zero em 2050. “Buscamos aprimorar ainda mais a nossa trajetória de sustentabilidade. A cada ano, temos reduzido as emissões de GEE, desenvolvendo projetos relacionados à redução de escopo 1 e buscando manter a nossa matriz energética, majoritariamente, renovável”, diz Ignacio Rosado, CEO da Nexa. 

Atualmente, a Nexa adota diversas iniciativas como o uso de biomassa para geração de vapor, injeção de hidrogênio em máquinas automotivas, testes com bio-óleo em fornos de zinco, substituição de combustíveis como gás liquefeito de petróleo (GLP) e diesel por gás natural, acordos comerciais para uso exclusivo de energia renovável no Brasil e no Peru, entre outras iniciativas. Com base em estudos de mercado realizados pela Nexa, a empresa já possui uma das menores pegadas de carbono se comparada a outros produtores de zinco (escopos 1 e 2), sendo, em 2021, cerca de 0,41 toneladas de CO2 equivalente por tonelada de zinco e óxido de zinco comercializada. “Nossa estratégia ESG contempla compromissos prioritários para 2030 em distintas áreas, como uso e descarte de água, segurança, pluralidade (diversidade, equidade e inclusão), além de redução de emissões de CO2, em linha com os ODS das Nações Unidas”, finaliza Rosado. Além disso, temas como gestão de resíduos e barragens, desenvolvimento local, descomissionamento, direitos humanos, integridade e transparência também estão contemplados na estratégia ESG da Nexa. Maiores informações e detalhes sobre a estratégia ESG e os compromissos da Nexa até 2030 no site www.nexaresources.com/esg

Além das metas de atingir o net zero até 2050, a Nexa afirma que busca construir um ambiente cada vez mais seguro, com zero fatalidades e redução de acidentes graves, por meio de um programa de transformação cultural em saúde e segurança, incluindo ações de conscientização, aconselhamento e monitoramento tanto para colaboradores quanto para terceiros; Zero fatalidades em todas as unidades operacionais; Consolidação de todas as unidades no primeiro quartil da indústria de mineração em relação à Taxa de Frequência de Acidentes Reportáveis (TRIFR).

Sobre uso e descarte da água, a Nexa planeja priorizar a gestão responsável da água e busca reduzir seu consumo até 2030, reduzindo 10% no consumo específico do insumo nas unidades de mineração (de 1,68 m³/tonelada de ROM para 1,51 m³/tonelada de ROM) e em metalurgia (de 24,01 m³/tonelada de metal para 21,61 m³/tonelada de metal), considerando como base o consumo dos últimos 12 meses.  Na parte de pluralidade, a Nexa promove ações de diversidade, equidade e inclusão e as metas da companhia são: 30% de mulheres na força de trabalho e 30% de mulheres em cargos de liderança até 2030. Atualmente, a Nexa tem 16,5% de mulheres em sua força de trabalho, e 21% em posições de liderança. A Unidade Aripuanã, no Mato Grosso (MT), já iniciou operações com 30% de mulheres.