Novo mandato do presidente pode ser mais curto

18/01/2024
Decisão poderá ocorrer em reunião do Conselho agendada para o próximo doa 31 de janeiro.

 

Segundo informações do Valor Econômico, a Vale cogita um novo mandato para o CEO Eduardo Bartolomeo por um período mais curto. A sucessão da mineradora envolve acionistas e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Governo Federal tenta colocar o ex-ministro da Fazenda brasileiro, Guido Mantega, como diretor-executivo da Vale. O atual mandato de Bartolomeo é de três anos, com possibilidade de uma continuidade por período menor. O Governo teria concordado com a prorrogação “abreviada” do atual mandato, tendo como “contraparte” Mantega na vaga da Previ, (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil e acionista da Vale) no Conselho de Administração da empresa. O Conselho da mineradora tem reunião agendada para o próximo doa 31 de janeiro.

Pelas regras de governança da Vale, Bartolomeo deverá ser informado se permanecerá no cargo quatro meses antes do término do contrato, no final de maio. Isso significa que a diretoria precisa fazer o anúncio até o final de janeiro. O executivo Luis Henrique Guimarães, do Grupo Cosan, produtor de bioetanol, açúcar e energia, também está entre os cotados para assumir a liderança da mineradora.

Guimarães tem o apoio de Rubens Ometto, dono da Cosan, que adquiriu cerca de 5% de participação na Vale em 2022. Ainda assim, segundo o Valor Econômico, o nome de Mantega continua a ter peso entre os líderes do Governo Federal. Além da Cosan, a Vale tem a Black Rock e Capital e Previ, Mitsui e Bradespar, braço de investimentos do banco brasileiro Bradesco, como acionistas.

O governo quer mais proximidade com a Vale, que tem discutido potenciais projetos de hidrogênio verde com a Petrobras e também está em negociações com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para criar um fundo de investimento para financiar projetos de minerais críticos.

Direto da Fonte