Nexa e Finep fecham parceria de R$ 4 milhões

12/09/2023
O objetivo é que sejam financiados projetos de inovação voltados ao desenvolvimento de novos insumos agrícolas, a partir dos resíduos de mineração e metalurgia gerados pela Nexa.
Área com aplicação de Zincal

 

A Nexa fechou parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência pública para promoção do fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, que disponibilizará R$ 4 milhões em recursos não-reembolsáveis. O objetivo é que sejam financiados projetos de inovação, especialmente voltados ao desenvolvimento de novos insumos agrícolas, a partir dos resíduos de mineração e metalurgia gerados pela Nexa. “A parceria com a Finep reduz o risco associado à pesquisa, além de impulsionar a Nexa para a criação de novas soluções tecnológicas em suas unidades operacionais”, diz Márcio Godoy, vice-presidente de serviços técnicos e projetos da Nexa. 

Para Godoy, o incentivo da Finep é uma ferramenta muito importante, pois produz conhecimento nacional, aumenta a eficiência da indústria e viabiliza novos usos para nossos materiais. “Avançar nas agendas de economia circular, descarbonização, legado positivo, produtividade e segurança é uma questão estratégica para a Nexa. E, além disto, estamos em uma constante busca para desenvolver novos produtos, com maior qualidade, valor agregado e potencial de mercado”. 

A Nexa não produz resíduos na unidade de Morro Agudo, onde todo o material lavrado é transformado em produtos, como concentrado de zinco, concentrado de chumbo e pó calcário agrícola (Zincal), que pode ser utilizado na agricultura para reduzir a acidez do solo e aumentar a produtividade. “Na unidade de Vazante, queremos desenvolver uma solução aos nossos resíduos e, por isso, a parceria com a Finep é fundamental. Nosso foco é criar um processo capaz de transformar nossos resíduos em um corretivo de acidez de solo semelhante ao Zincal”, finaliza Godoy.

Elias Ramos de Souza, Diretor de Inovação da Finep, diz que a parceria será realizada com recursos de subvenção econômica. “O apoio à Nexa foi possível com a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O projeto foi selecionado por meio de uma chamada pública voltada para Defensivos agrícolas sustentáveis, bioinsumos, e fertilizantes onde a Finep busca compartilhar o risco tecnológico e estimular que as empresas apostem em inovações disruptivas para encontrar soluções tecnológicas para o setor”, finaliza. O investimento será alocado à compra de insumos para ensaios tecnológicos, aquisição de equipamentos necessários, mão de obra, terceiros e serviços gerais.

Direto da Fonte