Metso revisou oferta e tecnologia de serviços de hidróxidos

06/03/2024
Processo de lixiviação por pressão alcalina livre de sulfato, exclusivo da Metso, foi validado como uma tecnologia Planet Positive.

 

Para atender à crescente demanda por lítio para baterias, necessária para a transição energética, a Metso revisou sua tecnologia e oferta de serviços de hidróxido de lítio. Como parte desta revisão abrangente, o processo de lixiviação por pressão alcalina livre de sulfato, exclusivo da Metso, foi validado como uma tecnologia Planet Positive para a produção de lítio para baterias.

O processo de lixiviação alcalina hidrometalúrgica da Metso é uma maneira simples e segura de refinar o concentrado de espodumênio em produtos finais adequados para baterias, como hidróxido de lítio monohidratado e carbonato de lítio. O inovador processo de refino produz sais e hidratos de lítio de alta pureza, necessários para os cátodos das baterias de íon-lítio usadas em veículos elétricos. No processo, o lítio é extraído com alto rendimento. Os resíduos minerais inertes e neutros são minimizados e ficam prontos para serem reutilizados ou descartados, minimizando assim a poluição do ar, da água e do solo. Não são necessárias etapas adicionais de remoção de impurezas ou precipitação. Em estudos recentes, o processo de lixiviação alcalina também demonstrou impacto ambiental reduzido em comparação com outras tecnologias. Com base na Avaliação do Impacto do Ciclo de Vida (LCIA), o processo pode proporcionar uma redução de 40-60% no consumo de água, bem como uma redução no impacto da acidificação e da eutrofização. O processo compacto também minimiza a pegada ecológica e o carbono incorporado.

A Metso vem desenvolvendo tecnologias sustentáveis de lixiviação alcalina para fontes de lítio em rochas duras há 20 anos. Atualmente, a oferta inclui tecnologias proprietárias abrangentes para o refino de lítio a partir de concentrados minerais de espodumênio. Também estão em andamento pesquisas e desenvolvimento intensivos e testes piloto no processamento de outras rochas duras de pegmatito contendo lítio, como petalita, zinnwaldita e lepidolita. A Metso também possui processos comprovados para a extração de lítio de salmouras. “A necessidade urgente de implementar soluções e tecnologias que limitem o aquecimento global está a impulsionar o desenvolvimento de baterias de íons de lítio que são utilizadas, por exemplo, em veículos eléctricos (VE) e em ecossistemas de armazenamento de energia renovável. Isto, e a regionalização do fornecimento de minerais críticos, resultou num aumento nos projetos de lítio. Atualmente, a Metso está apoiando vários projetos de minerais para baterias que estão em fase de estudo, piloto, engenharia ou entrega”, explica Marika Tiihonen, gerente de tecnologia de lítio da Metso. “Como um parceiro forte e confiável para o desenvolvimento de hidróxido de lítio e outros projetos de minerais para baterias, a Metso pode fornecer todo o processo de produção – da mina aos materiais da bateria e reciclagem da massa negra – complementado com suporte de serviço de classe mundial”, afirma Tiihonen.

Direto da Fonte