Metso Outotec converte planta-piloto na Alemanha

09/12/2022
A planta-piloto também pode ser usada para a redução de concentrado de finos de ferro de alta qualidade.

 

A Metso Outotec converterá sua planta-piloto de Leito Fluidizado Circulante (CFB) existente de 700 mm em Frankfurt, Alemanha, para redução direta baseada em hidrogênio de minério fino, com a aplicação comprovada da tecnologia Planet Positive Circored.

A planta-piloto também pode ser usada para a redução de concentrado de finos de ferro de alta qualidade e para confirmar a base do projeto para uma planta Circored em escala industrial. O comissionamento da planta está previsto para dezembro de 2023. “O investimento nos permite pilotar a redução de finos de concentrado de ferro de baixo teor em quantidades maiores do que fazemos hoje e, subsequentemente, realizar testes de fundição elétrica DRI de finos downstream para produção de metal quente. A rota de processamento Circored usada no processo oferece a menor pegada de carbono possível no segmento de produção de ferro de uma usina siderúrgica integrada”, diz Parizat Pandey, Diretor de DRI da Metso Outotec.

Quando estiver em operação, a planta da Metso Outotec 700 mm será capaz de produzir continuamente de 150 a 200 kg/h de ferro reduzido direto, usando 100% de hidrogênio como único agente redutor. A planta-piloto terá uma seção integrada de pré-aquecimento e redução, seguida de uma instalação de limpeza e recirculação de gás. O investimento inclui a instalação de aquecedores elétricos no processo, tornando-a uma planta com emissão quase zero de carbono. Os dados obtidos com o uso de aquecedores elétricos serão usados para dimensionar o projeto de aquecedores industriais capazes de funcionar com energia renovável.

Direto da Fonte