Largo descobre teores significativos de PGMs em Maracás

06/03/2024
A empresa iniciou uma revisão de seu banco de dados geológico e de ensaios anteriores para estabelecer a existência de PGMs.

 

A Largo Inc identificou teores significativos de metais do grupo da platina (PGMs) em suas bacias de rejeitos não magnéticos e estoques de ilmenita em andamento durante trabalho de exploração na mina Maracás Menchen, incluindo um total de 28 furos verticais e 83 amostras. A empresa também iniciou uma revisão de seu banco de dados geológico e de ensaios anteriores para estabelecer a existência de PGMs em depósitos ao redor da mina Campbell. “A análise preliminar da bacia de rejeitos não magnéticos e do estoque de ilmenita retornou teores significativos de PGM, levando nossa equipe a planejar um programa de perfuração adicional para aprimorar nosso conhecimento sobre distribuição de teor dentro das lagoas de rejeitos não magnéticas. Simultaneamente, nossa equipe está realizando um programa de revisão de banco de dados, registro e reensaio de trabalhos de exploração anteriores relacionados a PGMs, juntamente com uma iniciativa de perfuração focada para obter uma compreensão mais profunda da distribuição de teor de PGM em depósitos ao norte e ao sul do poço Campbell, onde esforços de exploração anteriores demonstraram vários graus de PGMs”, disse Daniel Tellechea, Diretor e CEO Interino da Largo.

Em 2014, a Largo contratou a Société Générale de Surveillance SA. para conduzir testes metalúrgicos e de flotação de PGM no maciço minério de vanádio na Mina Maracás Menchen, e teve resultados encorajadores. O principal significado dos teores mais elevados de PGMs é que eles poderiam ser associados ao material não magnético da Largo, em vez do minério maciço de vanádio, como se pensava anteriormente. “Planejamos realizar mais estudos para avaliar o potencial de recuperação de PGMs como subproduto adicional das operações de vanádio e ilmenita da Largo após a conclusão de nossa planta de concentrado de ilmenita. Prevemos fornecer atualizações sobre esta iniciativa e outros progressos de exploração à medida que nossos esforços continuam avançando”, concluiu Tellechea.

Existem três bacias de rejeitos não magnéticos na Mina Maracás Menchen. A lagoa quatro está ativa, mas não foi amostrada, pois ainda está em operação e recebendo material não magnético das operações em andamento. A tonelagem atual do lago quatro era de aproximadamente 3,0 milhões de toneladas em 31 de dezembro de 2023. Uma análise mais aprofundada também identificou qualidades de ouro, que foram adicionadas à análise em curso. O rejeito não magnético é o resultado do processo de separação do material que contém vanádio. O fluxo não magnético contém silicatos (principalmente anfibólios e piroxênios) e ilmenita. Esse material alimenta a planta de flotação e em seguida a ilmenita é separada dos silicatos, gerando o concentrado de ilmenita.

Os trabalhos de exploração anteriores foram conduzidos nos alvos da Companhia Gulçari A Norte (“GAN”), São José (“SJO”), Novo Amparo (“NAO”) e Novo Amparo Norte (“NAN”), em 2006, 2008, 2011, 2012 e 2014 e 2018. Esses esforços de exploração demonstraram vários graus de PGMs, no entanto, estudos adicionais para explorar PGMs foram interrompidos, pois a Largo se concentrou exclusivamente no avanço de suas operações de vanádio.

Direto da Fonte