Inscrições no Mining Lab Challenge vão até 12 de junho

17/05/2023
Programa procura soluções e inovações tecnológicas voltadas aos desafios enfrentados pela companhia

 

A Nexa promove a 8ª edição do Mining Lab Challenge, programa de inovação aberta da empresa, que procura soluções e inovações tecnológicas voltadas aos desafios enfrentados pela companhia, dentro da indústria de mineração e metalurgia. Nesta edição, companhias e startups inscritos poderão inscrever projetos de economia regenerativa, legado positivo e produtividade e segurança. As inscrições podem ser realizadas até 12 de junho, no site www.mininglab.com.br/challenge.

A 8ª edição tem como objetivo identificar soluções provenientes do ecossistema global de inovação para desafios ligados a temas estratégicos relevantes para Nexa e que possuam nível médio de maturidade ou com capacidade de serem testadas, customizadas e potenciadas para as necessidades da companhia em médio e longo prazo. “O Mining Lab Challenge é uma oportunidade para amplificarmos o ecossistema de inovação da Nexa e conhecermos as soluções que possam ser desenvolvidas para o setor mineral. Ao buscarmos soluções que podem ser implantadas em médios e longo prazo, fazemos com que nossas operações atuem alinhadas às nossas metas e estratégias ESG até 2050”, destaca Caio Van Deursen, gerente de Inovação da Nexa Resources.

Nesta edição, a Nexa propõe como temas: ‘Soluções de Economia Circular para Aripuanã’, à procura de soluções voltadas para os rejeitos (compostos de dolomita e talco), e que, atualmente se encontram sem uso na unidade de Aripuanã. Nesse sentido, o Mining Lab Challenge procura por rotas tecnológicas, comerciais, e por empreendedores dispostos a aproveitar esta oportunidade, transformando esses resíduos em novos produtos. As propostas devem apresentar uma rota tecnológica para o material de Aripuanã que seja viável tecnicamente e economicamente e um plano para testá-la em escala laboratorial e/ou piloto.

O segundo tema é ‘Legados Positivos’ com a meta de buscar oportunidades e iniciativas que contribuam com o desenvolvimento econômico sustentável dos territórios onde a Nexa está presente. A Nexa procura por ferramentas capazes de realizar o acompanhamento/monitoramento das pessoas capacitadas, e sua posterior entrada no mercado de trabalho, de forma simples, didática e não onerosa ao usuário, garantindo a validade da informação, constância da atualização dos dados, para que seja possível avaliar o impacto das capacitações. Já na temática ‘Produtividade e Segurança’, a Nexa quer soluções que melhorem a gestão de tubulações e tanques, monitorando as suas condições, gestão, operação, manutenção e implementando melhorias que previnam seu entupimento com incrustações e eliminando o uso de hidrojato; solução para análise mais assertiva e rápida dos dados que a operação já tem disponível, como planejamento diário, blocos alvo, plano de produção, metas diárias, produção de ROM e despacho; aplicações da tecnologia de análise de imagens, seja no espetro visível, infravermelho ou ultravioleta. Como foco na coleta de dados em larga escala, identificando tendências em alto nível de detalhe, com rápida e fácil instalação, baixa necessidade de energia e banda para a transmissão dos dados. Segundo a Nexa, um foco principal do desafio é encontrar soluções para aumentar a produção de zinco em áreas como ustulação e eletrólise, além de alternativas que aumentem a produtividade e a segurança das operações e, por último, alternativas baratas para instrumentos caros, inclusive com novas abordagens de medições. Como exemplo, alternativas a sensores que fornecem informação de teor e dureza na britagem/moagem, medidores de granulometria em peneiras, inspeção da condição das correias transportadoras, entre outros.

 

Direto da Fonte