Gerdau Graphene no Advanced Materials Show

20/07/2022
O evento é uma das principais conferências internacionais sobre materiais avançados e reuniu mais de 300 expositores e 100 palestrantes.

 

A Gerdau Graphene acompanhou a participação da comitiva brasileira do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na feira Advanced Materials Show, em Birmingham, no Reino Unido, nos dias 29 e 30 de junho. O evento é uma das principais conferências internacionais sobre materiais avançados e reuniu mais de 300 expositores e 100 palestrantes dedicados à tecnologia de materiais de alto desempenho, como o grafeno, materiais 2D e nanomateriais, engenharia de superfícies e revestimentos, compósitos e polímeros.

A delegação brasileira foi composta por representantes do MCTI, pesquisadores do FINEP, CDTN, Unicamp, Inmetro, UFRJ, CTI-Nano, IFRS, IFAM, UFES, USP, FURG, MPF, IPT, NanoBusiness, Senai e representante da Gerdau Graphene -- que apoiou oferecendo estrutura de laboratório e pesquisa em grafeno. “Para nós, o suporte à visita de pesquisadores brasileiros representa um dos pilares da empresa. Temos como propósito compartilhar conhecimentos e fortalecer a ciência e tecnologia nacional por meio da construção de um ambiente de inovação aberta”, disse o diretor-executivo da Gerdau Graphene, Alexandre Corrêa. 

A Gerdau Graphene atualmente compartilha tecnologia e know-how de grafeno entre os seus principais centros no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e no Centro de Inovação de Engenharia de Grafeno -- GEIC, em Manchester, no Reino Unido. “Estamos formando, em solo brasileiro, pesquisadores em nanotecnologia e exportando conhecimento do Brasil para a Europa”, diz Corrêa.

O executivo participou também do painel “Possibilitando Desenvolvimento Urbano Durável com Materiais Mais Inteligentes”, em que os palestrantes abordaram os desafios e inovações do uso de novos materiais na construção civil, como o uso do grafeno em concreto, tintas e polímeros. O MCTI comentou que o objetivo da visita dos pesquisadores brasileiros ao Reino Unido foi oportunidade para troca de conhecimento com os principais pesquisadores e gestores internacionais e, com isso, fomentar subsídios nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Direto da Fonte