Exportações caem 59,6% em outubro

13/11/2022
Nos dez primeiros meses do ano, as vendas externas somaram 328.719 toneladas, queda de 18% se comparadas ao mesmo período do ano passado.

 

O Instituto Nacional da Reciclagem (Inesfa) divulgou que as exportações de sucata ferrosa somaram 21.882 toneladas em outubro de 2022, um recuo de 59,6% em relação ao mesmo mês de 2021 (54.234 toneladas). A queda é explicada pela crise de energia na Europa, provocada pela guerra da Ucrânia, com paralisação de usinas e portos. 

Nos dez primeiros meses do ano, as vendas externas somaram 328.719 toneladas, queda de 18% se comparadas ao mesmo período do ano passado, quando somaram 400.480 toneladas, conforme os dados divulgados pelo Ministério da Economia, Secex. “A crise de energia na Europa, provocada pela guerra na Ucrânia, tem impactado negativamente nas exportações e preços da sucata, com reflexos também no Brasil”, disse Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa. 

A S&P Global Platts indica que desde o início de setembro verifica-se uma queda de preços do insumo e as perspectivas para os próximos meses não são otimistas. O momento ruim do mercado acontece em função da baixa demanda das usinas e fundições pela sucata, e as expectativas variadas acerca da força do setor siderúrgico no Brasil. "As previsões indicam uma interrupção da demanda por sucata ferrosa até fevereiro de 2023", afirmou um reciclador à agência americana, acrescentando que as siderúrgicas anunciaram a paralisação de usinas produtivas em novembro, dezembro e janeiro. "Teremos dias ainda mais difíceis sem a possibilidade de exportações. Apenas a Índia está recebendo sucata via contêineres”, afirma.

Isenção de impostos para reciclagem

O Inesfa realizou, no dia 9 de novembro, durante a Waste Expo Brasil 2022, seminário para discutir “Os Desafios de Reciclagem no Brasil”. “Quando os diversos envolvidos na cadeia de reciclagem se unem, como aqui, nos tornamos um só movimento e muito mais forte para conseguirmos avançar cada vez mais com as questões da reciclagem no Brasil, principalmente no que diz respeito aos incentivos fiscais”, afirmou Clineu Alvarenga, presidente do Inesfa.

Clineu comentou que após muita luta, houve aprovação na Comissão de Meio Ambiente na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 4035/2021, de autoria do deputado Vinícius Carvalho, que trata da isenção de PIS e Cofins para o setor da reciclagem. “Os recicladores merecem muito esse apoio e incentivo. O Brasil agradece e a reciclagem também”, afirmou. Com o novo governo, focado nas causas sociais e ambientais, Clineu acredita que fique mais fácil a aprovação do Projeto de Lei no Congresso. Até mesmo o Ministro Gilmar Mendes, que votou no STF pela inconstitucionalidade do artigo 48 da Lei do Bem, que dava isenção de PIS e Cofins na venda de insumos recicláveis a grandes indústrias, elogiou o PL.4035/2021, apensado ao PL.1800/2021, enfatizando que o Legislativo pode “instituir a verdadeira isenção” na venda de insumos recicláveis.

Direto da Fonte