Curso de educação ambiental em MG e SP

04/05/2023
Curso visa promover a formação ambiental para professores e educadores

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) abriu mais um ciclo de ações do Curso de Atualização em Educação Ambiental em Poços de Caldas, promovido por meio do seu Programa de Educação Ambiental (PEA). O primeiro encontro de 2023 foi realizado em abril, no Espaço Caminhos da Serra – Águas da Prata, e teve a participação de 32 professores e educadores das redes municipal e estadual dos municípios de Poços de Caldas e Caldas, em Minas Gerais, Divinolândia e no distrito de Campestrinho, no estado de São Paulo.

Com o tema “Educação Ambiental Crítica e Transformadora: Os 5Ps da Sustentabilidade”, o curso deste ano visa promover a formação ambiental para que professores e educadores apliquem seus conhecimentos junto aos seus alunos ao longo do ano. Em outubro, será realizada a culminância das ações, momento em que são apresentados os resultados dos projetos desenvolvidos em 2023. O curso tem diferentes módulos que vão incluir análise crítica ambiental, transformações possíveis e embasamento prático e teórico para a criação de projetos ambientais próprios. Os módulos têm como fundamentos os “5 Ps da Sustentabilidade”: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Esses temas são norteadores dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A capacitação é realizada pelo Instituto Moleque Mateiro, parceiro da iniciativa, que desenvolve projetos e cursos com ênfase no contato direto com a natureza desde 2005. A entidade atua junto a escolas, universidades, empresas e unidades de conservação no desenvolvimento de programas de educação, promovendo metodologias inovadoras para a formação de educadores ambientais, projetos pedagógicos, programas para licenciamento ambiental e sustentabilidade corporativa, além de ações para famílias e comunidades. O gerente da Unidade de Mineração da CBA em Poços de Caldas, Alexis Dias de Souza, diz que é importante a parceria com os educadores locais para promover a conscientização ambiental nas escolas. “A troca de saberes feita com os professores e com o Moleque Mateiro é valiosa para todos os envolvidos, atuando no fomento de ações e políticas de preservação ambiental relevantes para a região. Levar esse olhar sustentável para as comunidades onde estamos presentes é uma das principais missões da CBA, na busca por gerar impactos positivos e transformações que vão além do setor mineral”, celebra.

Desenvolvido há 22 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua conservação, utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. A iniciativa já contou com a participação de mais de 145 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia possui, há mais de 80 anos, suas minerações de bauxita em operação.