CSN investe em tecnologia de monitoramento de frotas

16/10/2023
A CSN Inova Ventures selecionou a GaussFleet para compor seu portfólio de investidas

 

A CSN Inova Ventures selecionou a GaussFleet para compor seu portfólio de investidas. A startup desenvolveu uma tecnologia voltada a siderúrgicas, mineradoras e construtoras para monitorarem e gerirem de perto suas extensas frotas de caminhões, guindastes, empilhadeiras, ônibus e afins. Um mercado com grande potencial e que sofria até então com a carência de fornecedores que entendessem as suas especificidades, resultando em desperdício de receita e produtividade. “A nossa tecnologia já está consolidada na siderurgia, atendendo os maiores players do país no segmento. Também ajudamos alguns dos maiores operadores logísticos e locadores de máquinas móveis a gerenciarem contratos com excelência. O plano de curto prazo é agregar novas tecnologias à plataforma, gerando ainda mais valor para a base atual de clientes e continuar crescendo rapidamente em outros setores, como por exemplo, o de construção de infraestrutura”, conta Vinicius Callegari, co-fundador e CCO da Gauss.

A CSN Inova Ventures desenvolveu uma solução com foco em empresas que contam com máquinas próprias ou alugadas e que têm na gestão destas um dos seus principais desafios. Para equacionar esses problemas, a GaussFleet uniu tecnologias de ponta, como telemetria avançada, Internet das Coisas (IoT) e geoprocessamento, criando uma plataforma exclusiva de controle e transmissão instantânea das inúmeras informações coletadas das máquinas em operação. A solução permite medir a disponibilidade do maquinário, colocando um fim à ociosidade à medida que indica se os veículos estão produzindo, em manutenção ou indevidamente fora de operação, fazendo com que o número real de máquinas para cada um dos setores de uma empresa possa ser adequadamente dimensionado. Um bom exemplo é a aplicação do conceito de posto de trabalho, que traz o contexto de utilização das máquinas de forma totalmente conectada ao modo como essas foram contratadas. “Saber se um contrato foi dimensionado da melhor forma fica muito mais simples”, destaca Callegari.

Segundo o representante da Gauss, a ferramenta oferece um entendimento do tempo ocioso e das falhas do processo, já que sem automatização esses controles são feitos informalmente, sem nenhum acompanhamento sistematizado. “Com isso, o que se percebe é que, muitas vezes, o número de equipamentos, alugados ou próprios, está muito além do que realmente é necessário. Esse é um gap que havia e que a Gauss se propôs a resolver, conseguindo mensurar efetivamente a produtividade do maquinário e gerando uma economia real às empresas”, explica Marcelo Greco, Head da CSN Inova Ventures.

Com a medição automatizada, as empresas poupam orçamento, além de contar com uma gestão simples e funcional da frota em operação. “O uso da inteligência de dados está diretamente ligado à produtividade e economia, permitindo inclusive realocar equipamentos entre os setores e fornecer insumos para as áreas de suprimentos no fechamento e renovação de contratos”, completa Greco. A solução já é empregada na Usina Presidente Vargas (UPV), em Volta Redonda (RJ), e os resultados são animadores: “Já temos 469 equipamentos de frota rodoviária e 43 locomotivas automatizadas com a tecnologia e a proposta é impulsionar o recurso o máximo possível em nossa frota, inclusive em nossas outras unidades, nos próximos meses”.

 “Com o módulo para a manutenção, conseguimos gerar informações valiosas, como dados que indicam que a máquina pode apresentar intercorrências, por exemplo, antecipando um problema. Assim, estamos falando de uma solução bastante avançada e que está mudando o dia a dia operacional da indústria e de outros setores que operam com maquinário”, acrescenta Greco. Para Alan Ribeiro, fundador e CEO da Gauss, o investimento da CSN Inova Ventures contribui de forma decisiva para a estratégia de crescimento da startup. “Ter o fundo de investimentos de um dos maiores conglomerados industriais do mundo apostando em nossas soluções é uma alavanca e tanto para o nosso momento de expansão mirando outros mercados. Além disso, essa parceria permite acesso ao time técnico da CSN e conhecer a fundo as particularidades da UPV, o que também é importante para o próprio desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos produtos”

Direto da Fonte