CBMM Ciência e Tecnologia homenageia renomados pesquisadores

16/11/2023
O prêmio visa reconhecer profissionais brasileiros que abrem portas para transformações

 

A CBMM realizou, dia 13 de novembro, a entrega do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia 2023, em cerimônia realizada em Belo Horizonte, na Sala Minas Gerais, e com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, parceira há mais de 10 anos da companhia. O prêmio visa reconhecer profissionais brasileiros que, por meio de suas pesquisas e descobertas, abrem portas para transformações no Brasil e no mundo. Em sua 5ª edição, condecorou os renomados cientistas brasileiros Wanderley de Souza e Nivio Ziviani. “A CBMM sempre valorizou e fomentou a educação, a ciência e a tecnologia, porque sem esses elementos nossa empresa não existiria, mas para além disso, porque acreditamos que esses pilares realmente são capazes de transformar vidas, nossa sociedade e nosso país”, ressaltou Ricardo Lima, CEO da CBMM.

Doutor em Biofísica, o médico, professor e pesquisador Wanderley de Souza venceu a categoria Ciência. Com mais de 50 anos de uma carreira dedicada à pesquisa, Souza contribui nos campos da Biologia Celular e da Parasitologia, sobretudo aos protozoários intracelulares responsáveis por enfermidades como Chagas, leishmanioses e toxoplasmose, bem como os causadores de doenças como a giardíase humana e a tricomoníase humana e animal. “Agradeço e me sinto honrado em ser reconhecido pelo Prêmio CBMM 2023, premiação mais relevante da Ciência brasileira. Que este momento sirva de exemplo para nossa área”, afirmou Souza, agradecendo a participação de todos, em especial, sua família presente na cerimônia.

Já na categoria Tecnologia, o vencedor foi Nivio Ziviani, renomado cientista da computação e pesquisador brasileiro, Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo, no Canadá. O mineiro Nivio integra o corpo docente do Departamento de Ciência da Computação, da UFMG (DCC/UFMG), desde 1972, tendo ajudado a formar dezenas de mestres e doutores desde então. É Professor Emérito, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico, nas Classes Comendador e Grã-Cruz. “São mais de 51 anos dedicados à universidade, à ciência, ao ensino, à pesquisa e à formação de recursos humanos. Uma das maiores recompensas para um pesquisador é poder transformar os resultados científicos em ações práticas que beneficiam a sociedade. Dediquei boa parte da minha vida a isso: produzir e transferir conhecimento científico para a sociedade por meio de empreendimentos inovadores”, disse Ziviani, ao ressaltar a importância do evento na Sala Minas Gerais, onde é frequentador assíduo por causa da música clássica, paixão herdada de seu pai.

João Fernando Oliveira, membro do Conselho de Administração da CBMM, prestou homenagem à Comissão Julgadora, composta por Helena Nader, Edgar Zanotto, Luiz Davidovich, Mário Neto Borges, Álvaro Prata, Hélio Graciosa e Jorge Guimarães. “Profissionais de excelência e de prestígio em cada uma de suas áreas de atuação e que garantiram a imparcialidade desse processo e mantiveram a qualidade desse prêmio ao longo dos anos”, afirmou. Para encerrar, o diretor de Tecnologia da CBMM, Rafael Mesquita, reforçou o compromisso da CBMM de valorizar carreiras brilhantes na ciência e tecnologia, incentivando as novas gerações de pesquisadores. “Muito em breve, nos primeiros meses de 2024, abriremos inscrições para a 6ª edição. Deixo o convite a todos para que acompanhem no site da premiação todas as novidades. Acompanhem também nossas redes sociais e não percam a chance de participar deste reconhecimento”, finalizou.

Direto da Fonte