CBA e ISI desenvolvem folha para aplicar baterias de íons-lítio

21/09/2023
Projeto cfocou desenvolvimento de uma folha de alumínio para aplicação em baterias de íons-lítio

 

O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI Eletroquímica) e a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) desenvolveram, durante um ano, projeto com foco no desenvolvimento de uma folha de alumínio para aplicação em baterias de íons-lítio. Tal bateria é uma das tecnologias de armazenamento de energia mais empregada e em ascensão no mundo, com aplicação em veículos elétricos, aparelhos celulares, notebooks, nobreaks, tablets, entre outros. A CBA viu nesse nicho de mercado um grande potencial a ser explorado. E aí surgiu a parceria com o ISI Eletroquímica”, informa Cyrille Gonin, pesquisador do ISI Eletroquímica que atuou na gestão deste projeto. Gonin diz que a CBA forneceu toda sua expertise no desenvolvimento de folhas de alumínio e o Senai fez as caracterizações e testes para confirmar a compatibilidade da folha com a tecnologia de baterias de íons-lítio.

A CBA produziu a primeira bobina de duas toneladas de folha de alumínio nacional para esse mercado. “Nós testamos e certificamos o desempenho da folha por meio da produção de protótipos de baterias de íons-lítio utilizando uma química usada em veículos elétricos”, detalha o pesquisador. “Tivemos reuniões frequentes com os profissionais da CBA. Eles inseriam o ponto de vista da indústria de alumínio e nós atuávamos com olhar científico na tecnologia empregada nessa bateria. Tudo para que, ao final, desenvolvêssemos essa folha de alumínio para futuros clientes da CBA no mercado nacional e internacional”, complementa Gabriella Dias, pesquisadora que atuou diretamente na execução do projeto. 

O pesquisador do ISI comenta que o Brasil tem potencial enorme para desenvolver e produzir matéria-prima para aplicação nessa tecnologia, por ser um País rico em recursos minerais e poder contar com empresas altamente qualificadas e capazes de fabricar produtos de altas qualidades. “Ainda há um grande mercado a ser explorado em relação a veículos elétricos no Brasil. Na Europa e em outros países do mundo, essa cultura já é uma realidade e continua crescendo de maneira exponencial”, afirma Cyrille Gonin. Para ele, isso se deve às metas de redução das emissões de carbono e ao apelo mundial para produzir veículos menos poluentes. “Há muito espaço para ampliar a atuação das empresas nesse segmento”, reforça.

No final do projeto, a nova folha de alumínio desenvolvida e testada se mostrou eficiente e compatível na aplicação de baterias de íons-lítio, e está pronta para ser apresentada pela CBA a potenciais clientes. “Além disso, a folha de alumínio produzida pela CBA contribui com a redução de carbono, já que a energia utilizada para a fabricação é 100% gerada a partir das usinas hidrelétricas”, reforça. Com os bons resultados na primeira etapa, a CBA já se dedica aos próximos passos, que englobam o aperfeiçoamento do projeto e ir atrás de possíveis clientes, que tenham interesse em testar esse novo produto. “Nosso time está focado em ações para estabelecer parcerias valiosas com nossos stakeholders e explorar a possibilidade de validação com clientes finais. O objetivo agora é a nacionalização das folhas e componentes e, posteriormente, fornecimento ao mercado externo”, conta Daniel Silveira, Gerente de Desenvolvimento de Mercado e Inovação de CBA. 

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