Brasil e Bolívia querem ampliar produção de nitrogenados

08/02/2024
O acordo prevê a realização de estudos para construção de fábricas de fertilizantes nitrogenados nos dois países

 

Os governos de brasil e Bolívia assinaram um memorando de entendimento que tem por objetivo aumentar a produção de fertilizantes nos dois países. O acordo prevê a realização de estudos para construção de fábricas de fertilizantes nitrogenados nos dois países. O documento foi assinado do lado brasileiro, pelos ministros Geraldo Alckmin, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária (MAPA), e Alexandre Silveira, de Minas e Energia (MME). Do lado boliviano assinaram os ministros Franklin Ortiz, de Hidrocarbonetos e Energias (MHE), e Remmy Gonzáles Atila, do Desenvolvimento Rural e Terras.

A Bolívia possui uma das maiores reservas de gás natural, fundamental para a produção dos nitrogenados, além de minerais usados em outros tipos de nutrientes, mas carece de capacitação e de recursos para desenvolver suas cadeias. A assinatura do acordo prevê ações de cooperação técnica, plano de desenvolvimento industrial e programa de atração de investimento, entre outras medidas. “Celebramos um importante memorando de entendimentos sobre fertilizantes com a Bolívia, o mais novo membro do Mercosul. Vamos reduzir nossa dependência externa de insumos essenciais para o nosso campo e fortalecer nossas cadeias regionais, fazendo nosso agronegócio ganhar ainda mais competitividade”, afirmou Alckmin.

Dentre os pontos do acordo estão a cooperação estratégica para estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a atração de investimentos em projetos com potencial de desenvolvimento em Três Lagoas (MS) e Cuiabá (MT), no Brasil; e em Porto Quijarro (Santa Cruz), Uyuni (Potosí), Copaisa (Oruro) e Santivañez (Cochabamba), na Bolívia. “A Bolívia tem um importante papel de fornecedor de gás natural para o mercado brasileiro, o qual queremos ampliar com novos projetos em matéria de integração energética e nas áreas de fertilizantes e biocombustíveis”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anfitrião do encontro.

No acordo, também estão previstas ações de mapeamento geológico e pesquisa mineral, além de um conjunto de medidas para ampliação e facilitação do comércio entre os dois países na área de fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas. A implementação do memorando será conduzida por um grupo de trabalho conjunto, composto por representantes das áreas técnicas, que terá a responsabilidade de elaborar um plano estratégico de cooperação.

Direto da Fonte