Axia Mineração investe R$ 3 milhões na geologia de Bom Jardim

05/04/2024
A empresa detectou recursos minerais de aproximadamente 1,7 milhão de toneladas de minério de cobre, com uma concentração média de 0,4%.

 

Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB) reuniu-se com o presidente e o diretor da Axia Mineração – respectivamente André Luis Lemos e Leonardo Cavalcanti Prudente, para assinatura da autorização que visa a continuidade da pesquisa complementar de cobre em Goiás. O diretor do SGB considera que a assinatura do termo de autorização de complemento das pesquisas geológicas na área de Bom Jardim é muito importante para que a Axia possa avançar no conhecimento geológico, com o objetivo de transformar o ativo mineral em um possível depósito econômico. “Isso possibilita trazer emprego e renda para a região a partir de uma mineração segura e sustentável, baseada em um modelo de sustentabilidade socioambiental e de governança”.

As pesquisas da Axia em Bom jardim começaram em 2023 em uma promessa de cessão de direitos minerários firmada com o SGB e publicada no Diário Oficial da União. O contrato foi celebrado entre a Axia Bom Jardim SPE Ltda e a interveniência da Axia Mineração S.A. Até o momento, a Axia Mineração S.A. investiu um total de R$ 3 milhões em pesquisas, culminando na estimativa de recursos minerais de aproximadamente 1,7 milhão de toneladas de minério de cobre, com uma concentração média de 0,4%, baseando-se em um teor de corte de 0,2%.

A assinatura marca a continuidade do contrato para a fase de pesquisa complementar, simbolizando um passo adiante na exploração mineral do país. Para o SGB, essa assinatura não apenas promete receitas futuras por meio de bônus de assinatura e royalties durante a extração do mineral, mas também reflete uma melhoria iminente no ambiente de negócios no setor mineral brasileiro. Também participaram da reunião a chefe do Departamento de Recursos Minerais do SGB, Maisa Abram; o chefe da Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória do SGB, Ruben Sardou; e o assistente do Departamento de Geologia do SGB Ricardo Wosniak.

Direto da Fonte