Anglo American vai explorar cadeia de valor de baterias com a Finlândia

12/02/2024
A Finlândia fornece uma fonte estável e segura de muitos dos metais e minerais necessários para a descarbonização

 

A Anglo American e o Finnish Minerals Group assinaram um memorando de entendimento (“MOU”) para trabalharem juntos na exploração de oportunidades para apoiar ainda mais a estratégia de baterias da Finlândia. O Finnish Minerals Group é uma empresa holding e de desenvolvimento que faz a gestão das participações acionárias do governo finlandês na indústria mineral e apoia o desenvolvimento da cadeia de valor das baterias na Finlândia.

Segundo Alison Atkinson, Diretora de Projetos e Desenvolvimento da Anglo American, “a Finlândia é um destino de investimento altamente atraente e tem uma forte herança tanto em mineração quanto em inovação. Esperamos trabalhar com o Finnish Minerals Group, cuja missão é maximizar de forma responsável o valor dos minerais finlandeses, para explorar a riqueza de oportunidades que o nosso acordo pode oferecer”.

Ela acrescenta que o acordo “fortalece ainda mais o nosso compromisso com a Finlândia, bem como com o nosso projeto Sakatti, um verdadeiro corpo de minério polimetálico muito alinhado com as prioridades minerais críticas da Finlândia e da EU União Europeia). A Sakatti foi projetada como a próxima geração do FutureSmart Mining™, com base no que aprendemos em termos de pegada superficial mínima e usando tecnologia e inovação para fornecer resultados ambientais e sociais cada vez melhores, ao mesmo tempo em que produz matérias-primas essenciais necessárias para a transição para um ambiente mais verde, futuro energético de baixo carbono.”

Para a diretora da Anglo American, a Finlândia fornece uma fonte estável e segura de muitos dos metais e minerais necessários para a descarbonização do mundo. Com um número crescente de países dando prioridade ao acesso sustentável a matérias-primas críticas de origem responsável, a Finlândia está bem posicionada em termos dos seus recursos naturais e do investimento do país em toda a cadeia de valor das baterias, desde a extração mineral até à reciclagem.

Jani Kiuru, vice-presidente sênior de matérias-primas do Finnish Minerals Group, afirmou: “Explorar oportunidades conjuntas com a Anglo American é uma escolha natural para nós, pois eles já conhecem o ambiente operacional finlandês. Além disso, a empresa tem uma longa história na mineração e é pioneira em sustentabilidade. Acreditamos que esta colaboração reforça ambas as partes ao combinar o know-how local e global em sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico, maximizando assim o valor dos minerais finlandeses de forma responsável. Vemos que existe um entendimento mútuo sobre as vastas possibilidades e a importância dos minerais finlandeses para a transição verde.”

Como empresa estatal finlandesa com o mandato de promover a indústria finlandesa de mineração e baterias, o Finnish Minerals Group é um parceiro potencial natural para a Anglo American na Finlândia. Os principais ativos da empresa são: Terrafame, subsidiária que produz sulfatos de níquel e cobalto; projeto Sokli, um depósito de fosfato e terras raras; e uma participação de 20% no Keliber, um projeto de lítio para baterias que pretende iniciar a produção em 2025. Além disso, o Finnish Minerals Group está a avançar com vários investimentos greenfield mais a jusante na cadeia de valor das baterias.

Direto da Fonte