Altamira indica 88% de recuperação em testes de lixiviação em Cajueiro

07/02/2024
Resultado mostra que material pode ser passível de lixiviação em pilha, com alta recuperação

 

A Altamira Gold Corp. anunciou os resultados dos testes iniciais de lixiviação da coluna no núcleo de perfuração mineralizado da descoberta de ouro Maria Bonita. Dentre os destaques estão uma amostra composta de material saprolítico mineralizado da descoberta de ouro Maria Bonita em Cajueiro, com excelente recuperação de ouro de 88% para um tamanho de alimentação de 100% passando de 9,5 mm. O leito rochoso Maria Bonita ou mineralização primária possui um amplo material saprolítico oxidado, contendo ouro associado à mineralização rochosa. Uma zona de saprolito mineralizado com ouro, definida por um contorno de 0,4g/t de ouro no solo, estende-se por uma área de aproximadamente 320m por 270m (~9 hectares). A empresa pretende realizar mais testes para otimizar a dinâmica de lixiviação e definir o potencial de uma operação inicial rápida e de baixo custo para extrair o saprolito mineralizado.

"Seguindo os excelentes resultados anteriores do trabalho inicial de teste metalúrgico de lixiviação em tanque agitado, onde foi alcançada mais de 90% de recuperação de ouro, estes novos resultados de teste de lixiviação em coluna indicam que o material saprólito em Maria Bonita deve ser altamente passível de lixiviação em pilha. Agora temos uma justificativa técnica sólida para desenvolver estudos sobre uma opção inicial de intensidade de capital muito baixa na mineralização de saprólito. Avaliaremos ainda mais o saprolito e a mineralização primária subjacente para identificar opções para gerar fluxo de caixa antecipado”, disse O CEO da Altamira, Mike Bennett.

O projeto Cajueiro está localizado a aproximadamente 75 km a noroeste da cidade de Alta Floresta, no estado de Mato Grosso e é facilmente acessível por estrada e possui energia elétrica. Cajueiro constitui um dos três principais projetos que a Altamira controla na região, sendo os outros dois Apiacás e Santa Helena. O projeto Cajueiro tem recursos atuais NI 43-101 de 5,66Mt @ 1,02 g/t ouro para um total de 185.000 onças na categoria de Recursos Indicados e 12,66Mt @ 1,26 g/t ouro para um total de 515.000 onças na categoria de Recursos Inferidos.

Os resultados atuais dos testes de lixiviação em coluna complementam os resultados dos testes de lixiviação agitada divulgados em 2 de março de 2023 e 12 de abril de 2023, usando agentes de lixiviação de cianeto e tiossulfato, respectivamente, que foram muito positivos e resultaram em recuperações de ouro de +90%.

Outros testes metalúrgicos para investigar métricas de britagem e moagem, condicionamento de amostras e consumo de reagentes estão planejados usando núcleo de perfuração do segundo programa de perfuração recentemente iniciado. Além disso, brocas rasas e perfuração diamantada serão utilizadas para complementar a base de dados de perfuração para o depósito superficial de ouro saprolito, levando a uma estimativa dos recursos minerais.

Direto da Fonte