10º. Simexmin debate perspectivas da pesquisa mineral

17/11/2022
O encontro técnico-científico reunirá especialistas, investidores, representantes do governo, instituições de pesquisa e entidades do setor.

 

A Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB) promove, entre os dias 27 e 30 de novembro, a 10ªedição do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral – SIMEXMIN -2022, em Ouro Preto (MG). “O SIMEXMIN, deste ano, será 100% presencial. O evento é um fórum de referência para que empresas, instituições públicas, privadas, profissionais e entidades relacionadas ao setor mineral brasileiro debatam os avanços na pesquisa mineral e mineração no país.” Explica Marcos André Gomes Veiga Gonçalves, presidente do Conselho Superior da ADIMB. 

O encontro técnico-científico reunirá especialistas, investidores, representantes do governo, instituições de pesquisa e entidades do setor para debater perspectivas, tendências e cenários na pesquisa mineral e mineração no Brasil para os próximos anos. “Acredito que teremos um grande evento com a presença de empresas, dos principais players do setor, além de representantes do novo governo.  Será uma excelente oportunidade para mostrarmos o que está acontecendo na pesquisa mineral e a importância de uma mineração sustentável para a economia do país”, disse Marcos André. 

O 10º SIMEXMIN terá sessões técnicas que serão complementadas com a sessão pôster, que tem como objetivo promover as contribuições das universidades e instituições de pesquisa para o desenvolvimento do setor mineral no País. “O SIMEXMIN ainda oferecerá pós-simpósio três minicursos, além de apoiar as atividades do III Encontro Nacional de Geologia”, comentou Roberto Perez Xavier, diretor executivo da ADIMB. Durante os quatro dias de evento acontecerão 12 painéis com debates de temas relevantes para a mineração, como o futuro do setor mineral brasileiro na perspectiva dos setores público e privado; A pesquisa mineral na América do Sul , com o lançamento do Mapa Metalogenético da América do Sul ; Mercado de commodities minerais; avanços na evolução metalogenética de províncias minerais do Brasil; sistemas minerais e processos mineralizantes: contribuições das Universidades;  geologia e   metagênese de minerais estratégicos e agrominerais no Brasil;  sustentabilidade ambiental, social e governança (ESG) na pesquisa mineral;  inovações tecnológicas em análises prospectivas de projetos minerais; projetos de pesquisa mineral em expansão no Brasil; mineralogia e geoquímica de corpos mineralizados na pesquisa mineral: implicações geometalúrgicas; além  dos  novos mecanismos de investimentos na pesquisa mineral.

Paralelamente será realizada a Exposimexmin com mais de 50 estandes de empresas de mineração, prestadores de serviços e instituições   governamentais, como o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e Agência Nacional de Mineração (ANM).  Durante a Exposimexmin os expositores irão apresentar novas tecnologias, inovações, produtos e serviços voltados para o setor de prospecção mineral e mineração no Brasil.

Direto da Fonte