100 mil m² revegetados até o final de 2023

26/04/2023
A expectativa é recuperar já conseguiu recuperar 52.504m² de áreas

 

A Jaguar Mining iniciou um trabalho de revegetação em 2022 e, até o final deste ano, a expectativa é recuperar já conseguiu recuperar 52.504m² de áreas. Entre o fim de 2021 e o início do último ano, cerca de 59.307m², entre cavas e pilhas, já foram revegetadas, o que somará até o fim deste ano um total de mais de 100.000m². . “Apesar das áreas em operação da Jaguar não se encontrarem no horizonte de fechamento, a adoção dessas medidas visa executar controles ambientais, diluir os custos dos trabalhos de recuperação durante a operação da unidade, aumentar a assertividade das ações, evitar danos ambientais, entre outros benefícios”, disse Rogério Santana da Cruz, Supervisor de Áreas Paralisadas da Jaguar Mining.

Segundo o supervisor, a técnica de hidrossemeadura faz parte das ações para recuperação ambiental. Essas ações integram o planejamento e execução de atividades para um fechamento seguro e sustentável de minas e cavas. Além disso, de acordo com os aspectos legais e normativos, ao explorar os recursos minerais, a empresa fica obrigada a recuperar o meio ambiente degradado com a solução técnica mais adequada.

A técnica de hidrossemeadura utiliza uma solução na qual se encontra uma mistura de sementes de espécies gramíneas e leguminosas, adubos, fixadores e aditivos. A aplicação é feita por meio de jateamento no local. Os serviços são executados durante o período chuvoso para se obter a implantação da cobertura vegetal mais efetiva, pois a eficácia aumenta, os riscos de falha diminuem e o custo, por consequência, é menor. A recuperação e a manutenção dessas áreas são realizadas pela equipe da própria empresa e com apoio de empresa especializada. Por exemplo, em Pilar, são quatro profissionais atuando diretamente nessa atividade. Os operadores de equipamentos pesados, Dalison Agnelo Caldeira e Roberto Alexandre Matias, afirmam que o trabalho de recuperação, além de contribuir com o meio ambiente, impacta diretamente na segurança do local, fazendo a contenção dos taludes e protegendo as estruturas.

Direto da Fonte