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Vendas online crescem em época de digitalização

23/08/2021

 

Distribuidora de equipamentos e soluções de construção, mineração, logística, transporte e agronegócio, a Tracbel registrou um aumento de quase 50% nas vendas de componentes para varejo pela internet em julho de 2021. “É um resultado excepcional, a julgar pelo pouco tempo de funcionamento do novo conceito”, declara Luiz Gustavo Rocha de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel. É o primeiro e-commerce do setor de máquinas pesadas do País.

Apesar de começar a operar digitalmente em 2019, o processo foi cuidadosamente planejado e implementado dois anos antes, pois a Tracbel não queria vender apenas peças online. “Investimos para começar uma verdadeira transformação digital no grupo. Queremos aumentar as vendas de peças, mas, ao mesmo tempo, trazer benefícios reais aos clientes, garantir maior agilidade nas entregas, melhorar processos e modernizar a empresa de uma maneira geral”, diz o executivo. Para Pereira, a inovação não cabe somente à área TI. “É necessário integração e sinergia de todas as áreas", complementa Marcelo Maehara, diretor corporativo de pós-venda do Grupo Tracbel. 

O faturamento das vendas online cresceu dez vezes do último trimestre de 2019 até julho último. O volume mensal de transações digitais atualmente ultrapassa a casa de milhões, com uma base de clientes que praticamente quase triplicou no período. O percentual de clientes ativos do e-commerce (aqueles que compram com frequência) também aumentou 400% no mesmo período. “Quem comprou pela internet compra de novo. A recorrência é de quase 80%, e continua aumentando”, diz Pedro Oliveira, gerente corporativo de peças da Tracbel.

A digitalização chamou a atenção e atraiu os clientes porque produziu muitas vantagens ao usuário, como funcionamento em tempo integral (a transação é feita em qualquer horário e dia da semana); informações facilmente disponíveis; a compra pode ser feita de qualquer dispositivo (notebook, celular ou desktop); além do pedido poder ser rastreado durante todo o período da transação (uma funcionalidade importante para quem precisa da peça para fazer o reparo e colocar a máquina, o caminhão ou o ônibus de volta ao trabalho rapidamente). O e-commerce da Tracbel abrange praticamente todo o amplo universo de cerca de 100 mil part numbers das máquinas, equipamentos e veículos comercializados pela empresa, além de pneus e implementos. A Tracbel comercializa marcas Volvo (equipamentos de construção, caminhões e chassis de ônibus), SDLG (máquinas amarelas), Tigercat (equipamentos florestais) e pneus comerciais da Michelin e da Camso. “Atuamos num mercado formado por empresas tradicionais, em que as práticas comerciais são geralmente mais convencionais. O grande sucesso das negociações pela internet mostrou que o setor é bastante profissionalizado e está aberto e ávido por soluções inovadoras e um relacionamentos mais digitalizado”, explica o CEO.

A Tracbel integrou 24 das 27 lojas do grupo na plataforma online, com expectativa de aumento ainda maior de vendas até o final de 2021. A Tracbel optou por uma solução integradora, trabalhando com a convergência de canais, num verdadeiro ecossistema de diferentes recursos e sistemas que incorporam todas as necessidades da empresa e dos usuários. “A digitalização veio de maneira natural, pois o DNA do grupo sempre foi de excelência no serviço prestado e de estar pronto para atender os clientes independentemente do meio. Além da presença física, queremos ser digitais e provermos as melhores soluções os clientes em qualquer lugar do mundo”, finaliza Pereira.