CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Vale inicia nova descaracterização

25/04/2022
O Dique Auxiliar recebe rejeitos desde 2000 e é uma das 23 estruturas alteadas a montante da Vale que ainda passarão pelo processo de descaracterização.

 

A Vale iniciou a descaracterização do Dique Auxiliar da Barragem 5, na Mina Águas Claras, em Nova Lima (MG), uma das cinco estruturas a montante previstas para serem descaracterizadas ainda em 2022. Com o final dos trabalhos, em 2022, a Vale terá descaracterizado 12 estruturas alteadas a montante (40% do total). Ao todo 30 estruturas passarão pelo processo. 

O Dique Auxiliar recebe rejeitos desde 2000 e é uma das 23 estruturas alteadas a montante da Vale que ainda passarão pelo processo de descaracterização em atendimento às normas federais e estaduais de segurança de barragens vigentes. Atualmente, tanto o Dique Auxiliar quanto a Barragem 5 estão em Nível de Emergência 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), e são monitoradas permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico da Vale.

Durante as obras de descaraterização, a Vale construiu preventivamente, em março, um reforço para dar maior estabilidade à estrutura durante o processo, além de permitir que, em caso hipotético de ruptura, todo o rejeito (cerca de 2,2 milhões de m³) fique contido dentro da Barragem 5, evitando qualquer dano às pessoas ou ao meio ambiente. A Vale definiu também que atividades de escavação e movimentação de rejeitos serão realizadas com equipamentos não tripulados, operados remotamente, com o objetivo de garantir a segurança de seus trabalhadores. A tecnologia foi desenvolvida pela empresa em conjunto com fornecedores. A previsão de conclusão dos trabalhos é em dezembro deste ano. 

As obras acontecerão em área interna da Vale e todo o transporte de materiais e equipamentos será realizado por meio de acessos internos, sem impactos nas vias locais. Os trabalhos no Dique Auxiliar devem gerar cerca de 130 empregos, entre trabalhadores diretos e terceirizados, sendo que Vale prioriza a contratação de mão-de-obra local para contribuir com a geração de empregos e renda no próprio município de Nova Lima (MG) e região.