CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Tracbel comemora 55 anos de fundação

01/07/2022
A Tracbel atende os segmentos de construção, mineração, transporte, agronegócio, logística e uma série de áreas afins.

 

Empresa de manutenção de máquinas, a Tracbel comemora 55 anos de operações como uma das principais distribuidoras de equipamentos pesados do Brasil e em uma referência em seu setor. Fundada em 1967, em Belo Horizonte (MG), a empresa atualmente comercializa bens de produção e veículos comerciais, com 32 unidades distribuídas em 15 Estados, mais de 1 mil funcionários e milhares de clientes. "Sempre apostamos no oferecimento de equipamentos avançados e em assistência técnica de alta qualidade para aumentar a rentabilidade da operação de nossos clientes", declara Luiz Gonzaga Pereira, um dos fundadores e presidente do Grupo Tracbel.

A Tracbel atende os segmentos de construção, mineração, transporte, agronegócio, logística e uma série de áreas afins. Luiz Gonzaga atribui o sucesso e a expansão ao longo e árduo trabalho neste campo. "Tenho a convicção de que contribuímos com o desenvolvimento do País por meio da distribuição de equipamentos e soluções de transporte que melhoram a qualidade de vida da população e aumentam a produtividade das empresas", afirma. Para Luiz Gustavo Rocha de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel, a empresa tem um compromisso inegociável com o progresso e acompanha as mudanças com otimismo para viabilizar produtos e serviços que gerem mais eficiência aos negócios dos clientes. 

Inicialmente atendendo clientes apenas localmente, com o tempo a Tracbel passou para uma ação regional e nacionalmente, crescendo de forma sustentável. Em 2005, a Tracbel iniciou sua grande expansão, quando aliou crescimento orgânico com aquisição de outras empresas: um total de 13 aquisições em 17 anos. O avanço acelerado começou em 2016, por conta principalmente da concentração dos negócios em setores da economia também em aceleração, principalmente commodities agrícolas e minerais. "Crescemos dez vezes desde então", lembra o CEO.

A Tracbel agora atua na distribuição de equipamentos de construção, mineração, logística, transporte e agronegócio, além da venda de pneus e peças. A empresa comercializa produtos e presta serviços para as marcas Volvo (equipamentos de construção, caminhões e chassis de ônibus), SDLG (máquinas amarelas), Tigercat (equipamentos florestais), Michelin e Camso (pneus comerciais) e Kalmar (equipamentos portuários e de logística). Recentemente, a empresa se associou à Itaeté Máquinas Agrícolas, concessionária de máquinas agrícolas da John Deere no interior de São Paulo.

Outro ponto da Tracbel é o investimento em pessoas – a empresa dá autonomia e oferece oportunidades de crescimento interno. "Pessoas e fluxo de caixa, isto é a empresa". E repete até hoje pelos corredores da sede e nas reuniões do Conselho de Administração. "Temos um ambiente de estímulo, incentivo e de bem-estar", diz. A empresa criou também um e-commerce que já responde por 50% das vendas de peças, um comportamento incomum num segmento muito tradicionalista e que sempre priorizava atendimento presencial. O processo de digitalização foi planejado bem antes da pandemia. “Não queríamos só vender peças on-line. Investimos para começar uma verdadeira transformação digital no grupo, trazer benefícios reais aos clientes, garantir maior agilidade nas entregas, melhorar processos e modernizar a empresa”, destaca Luiz Gustavo. O faturamento on-line cresceu vinte vezes de março de 2020 a maio de 2022. O volume mensal de transações digitais, que no início era de dezenas de milhares de reais, atualmente ultrapassa a casa de milhões. Outro projeto desenvolvido pela Tracbel ocorreu na área ambiental, onde foi anunciado um plano de geração de energia limpa em toda a sua rede, dando sequência ao compromisso do grupo com o cumprimento dos ODS da Agenda 2030 da ONU. A filial de Sumaré, na região metropolitana de Campinas (SP), já é a primeira casa totalmente autossustentável em energia solar. A previsão é o sistema ser instalado em todas as  32 unidades do grupo espalhadas pelo País.