Saiba quem são as Empresas do Ano do Setor Mineral em 2023

25/09/2023
A premiação é realizada há quatro décadas e representa o principal reconhecimento público às empresas que atuam no setor mineral brasileiro.

 

Com um total de pouco mais de 17 mil votos, foram escolhidas as Empresas do Ano do Setor Mineral 2023. As escolhidas este ano, foram: CBA e Hydro (Governança Ambiental); Nexa Resources e Sigma Lithium (Governança Social); Anglo American e CBMM (Inovação e Tecnologia); Bravo Mining e Bahia Níquel (Pesquisa & Prospecção Mineral); Ero Brasil e AMG (Crescimento). 

A premiação, promovida pela publicação Brasil Mineral, é realizada há quatro décadas e representa o principal reconhecimento público às empresas que atuam no setor mineral brasileiro. As empresas são escolhidas pelo voto direto do público de Brasil Mineral, com base em uma lista elaborada pelos membros do Conselho Consultivo da publicação, formado por renomados profissionais do setor, em diversas áreas. 

A CBA foi eleita por seu programa melhoria do solo após a lavra (Tecnossolos), a Hydro pela eliminação das bacias de rejeito, a Nexa pelo programa de formação de pessoas em Aripuanã (MT)), a Sigma Lithium pelas ações sociais desenvolvidas no Vale do Jequitinhonha, a Anglo American pelo programa de pesquisa com universidade para aproveitamento do rejeito de níquel, a CBMM pela Pesquisa de novos usos para o nióbio,  a Bravo Mining  pelo projeto de níquel em Carajás, a  Bahia Nickel pesquisa de depósito de níquel na Bahia, a Ero Brasil pela expansão da mina Caraíba e Projeto Tucumã e a AMG Brasil pelos projetos de lítio em Minas Gerais. 

Os projetos desenvolvidos pelas empresas premiadas serão detalhados na edição de outubro da Brasil Mineral, que será dedicada às Empresas do Ano do Setor Mineral. A premiação acontecerá em cerimônia pública, no mês de novembro.