Produção geral cai 9% no segundo trimestre

22/07/2022
Baixa aconteceu devido aos teores e disponibilidade de água mais baixos em cobre e manutenção planejada no projeto de minério de ferro Minas-Rio. 

 

A produção da Anglo American começou a melhorar no segundo trimestre de 2022 com o impulso operacional e foco nos ativos de olho em uma metade final do ano mais forte. O guidance de produção permaneceu inalterado para PGMs, cobre e minério de ferro, aumentou para diamantes e diminuiu para carvão siderúrgico devido ao tempo de ramp-up de longwall. No geral, a produção caiu 9% no segundo trimestre na comparação com o mesmo trimestre de 2021, principalmente devido aos teores e disponibilidade de água mais baixos esperados em cobre, ramp-up do longwall Aquila em carvão siderúrgico e manutenção planejada no projeto de minério de ferro Minas-Rio. 

“Nosso projeto Quellaveco recentemente comissionado no Peru entregou o primeiro concentrado de cobre no início de julho e contribuirá para nossa produção de cobre no segundo semestre. Isso representa um marco importante na entrega desse ativo de longa vida útil de classe mundial, dentro do prazo e do orçamento - testemunho dos incríveis esforços de nossa força de trabalho e das partes interessadas em geral por meio dos efeitos de uma pandemia global”, disse Duncan Wanblad, CEO da Anglo American. Duncan espera que Quellaveco adicione cerca de 10% à produção global quando estiver totalmente operacional, pois o projeto é fundamental para o crescimento orgânico de aumento de margem que a Anglo irá entregar em metais e minerais que possibilitam o futuro na próxima década. 

Segundo o executivo, a Anglo avança em direção às metas de sustentabilidade em todas as frentes. Durante o trimestre, a companhia apresentou o maior caminhão de transporte movido a hidrogênio do mundo, parte de uma solução de transporte nuGen™ Zero Emission. “Essa tecnologia, pioneira em tal escala, é um passo vital em direção ao nosso compromisso com a neutralidade de carbono em nossas operações até 2040. Nosso acordo para combinar o nuGenTM com nosso parceiro de engenharia, First Mode, foi projetado para acelerar a comercialização e implantação dessa tecnologia em toda a indústria de mineração e outras aplicações de transporte”. 

A Anglo American produziu 7,9 milhões de quilates no trimestre, queda de 4% sobre o mesmo trimestre de 2021, em razão de baixas no Canadá e em Botsuana. O guidance de produção aumentou para 32-34 milhões de quilates (anteriormente 30-33 milhões de quilates) devido à demanda robusta e forte desempenho operacional acumulado no ano. A produção de metal em concentrado das operações Platinum Group Metals (PGMs) ficou praticamente estável, com fortes desempenhos em Unki e Mototolo compensando os teores mais baixos planejados em Mogalakwena. O guidance de custo unitário é reduzida para C$950/onça PGM (anteriormente c.$970/onça PGM), refletindo o rand sul-africano mais fraco. 

A produção de cobre diminuiu 21%, para 134 mil t, devido a teores mais baixos planejados e disponibilidade de água, enquanto a produção de minério de ferro diminuiu 8%, para 14,4 milhões de toneladas no trimestre, após uma intervenção de segurança na mina Kolomela da Kumba, bem como manutenção planejada no Minas-Rio. A produção de carvão siderúrgico caiu 12% e somou 2,6 milhões de toneladas, à medida que a substituição do longwall Aquila aumentou após o fim planejado da produção de Grasstree, bem como o alto índice de chuvas que afetou as operações a céu aberto. A orientação para o ano inteiro é revisada para 15–17 milhões de toneladas (anteriormente 17-19 milhões de toneladas) e o custo unitário revisado para cerca de US$ 110/t (anteriormente cerca de US$ 105/t).