Pegada de carbono de 200 mil produtos

28/06/2022
Ao oferecer transparência total da pegada de CO2 dos produtos, a empresa estabelece novos padrões para a indústria de refratários.

 

A RHI Magnesita decidiu tornar transparente a pegada de carbono de seus mais de 200 mil produtos. A partir de agora, as fichas de dados técnicos da companhia incluirão um campo chamado “Indicadores Ambientais”, onde será informada a emissão de CO2 equivalente a uma tonelada do produto. “Competitividade, sustentabilidade e transparência estão cada vez mais conectadas e dados sólidos são fundamentais para estabelecer as bases para tomadas de decisão sustentáveis. Ao oferecer transparência total da pegada de CO2 dos produtos, a RHI Magnesita estabelece novos padrões para a indústria de refratários, além de atender às necessidades dos nossos clientes: soluções adequadas e sustentáveis agora podem ser facilmente identificadas e incluídas nos ciclos dos produtos e relatórios de sustentabilidade”, comenta o Chief Sales Officer (CSO) da companhia, Gustavo Franco. 

O método de cálculo dos indicadores é desenvolvido em conjunto e supervisionado por especialistas externos, além de seguir os princípios das normas ISO. Todos os gases de efeito estufa “cradle-to-gate” (do berço ao portão da fábrica), desde a extração da matéria-prima, passando pela produção e embalagem até chegar à remessa, são levados em consideração para o cálculo das pegadas de CO2. “Este projeto é um marco importante para a nossa jornada de transformação verde. Uma das principais metas da RHI Magnesita é reduzir significativamente as emissões nas próximas décadas, com o objetivo de longo prazo de alcançar operações de soma zero em todas as áreas da empresa. Uma base sólida para decisões sustentáveis só pode ser alcançada com a criação de uma base de dados válida e auditada”, acrescenta Gustavo Franco.

O Diretor-Executivo de P&D para a América do Sul, Paschoal Bonadia, cita os esforços que a companhia tem adotado para se tornar carbono neutro. “A RHI Magnesita trabalha com metas claras e investe em diversas frentes de P&D, tanto próprias quanto com parceiros, para criar inovações nessa área. Temos iniciativas ligadas a novos processos, captura e reaproveitamento do CO2 emitido e de reciclagem dos refratários usados”. Recentemente, a RHI Magnesita anunciou a regionalização de suas operações com o objetivo de dar maior proximidade e melhor atendimento aos seus clientes. A reorganização do modelo de negócio dialoga com as iniciativas de redução de emissões, pois a produção voltada para atender ao mercado regional da América do Sul reduz gastos logísticos, como transporte intercontinental.