Nova etapa do ArBorize em Marabá

25/04/2022
A ação ocorreu em conjunto com a equipe de Meio Ambiente da Buritirama e teve o envolvimento da comunidade.

 

A Buritirama Mineração concluiu, em abril, a primeira etapa do projeto “Fazer o bem, faz bem”, ação inicial da edição 2022 do projeto ArBorize. Voluntários da companhia plantaram mudas de ipê rosa e branco, pau-preto e açaí na creche Keila Maria, em Vila União. A ação ocorreu em conjunto com a equipe de Meio Ambiente da Buritirama e teve o envolvimento da comunidade e a participação dos alunos, juntamente com coordenadores e professores, visando incentivar o sentimento de pertencimento e a conscientização ambiental.

Jhemeson da Silva Sousa, Assistente de Recursos Humanos e integrante do grupo de voluntários da Buritirama, diz que a iniciativa busca levar mais árvores para locais que precisam resgatar sua vegetação. “Esse projeto é fundamental para tornar algumas áreas mais verdes, agradáveis e modificar a paisagem e o clima do local. Além disso, contribui com aspectos ecológicos, ambientais e sustentáveis, pois as mudas são da própria região”, afirma. A equipe de Meio Ambiente da Buritirama visitou a creche antes de realizar o plantio para fazer um mapeamento do terreno e alinhar com a coordenação da escola os detalhes da atividade, que buscou o envolvimento dos alunos de forma educativa. “Esta é a primeira etapa do Arborize em 2022. Nosso cronograma prevê não somente a doação de mudas, mas, também, o acompanhamento dos lugares onde já passamos para observar como estão as plantas nativas e verificar a necessidade de manutenção ou substituição daquelas que não vingaram”, explica Jhemeson.

Idealizado em 2020, durante as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o ArBorize tem o objetivo de doar e ensinar a plantar mudas em escolas, creches e vias das comunidades ao longo da Estrada do Rio Preto, em Marabá, visando trazer benefícios para diversas comunidades. Até agora, o projeto já realizou o plantio de mais de 2,5 mil mudas.