WEBINAR

Na ABM, case de sucesso da MetsoOutotec

16/03/2021

 

A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) realiza, no próximo dia 24 de março, às 18h, o seminário online Operações de Interface Mina/Usina- Mine to Mill. Participará do encontro o engenheiro de processos da Metso Outotec, Júlio Almeida, que vai apresentar a palestra ‘Mine-to-Mill: Uma abordagem integrada para uma operação de Cobre-Ouro’. 

O estudo internacional da MetsoOutotec aborda a integração da mina até a usina em uma mineradora asiática. Os desafios encontrados nesse projeto são bastante comuns para as minerações brasileiras.  Além disso, as melhorias indicadas pela Metso Outotec podem ser replicadas em operações no Brasil, inclusive com suporte local. "Os objetivos do projeto internacional eram aumentar a produtividade para o processamento de minérios mais duros e também auxiliar a operação na previsão de capacidade da planta ao longo da vida útil da mina", resume Almeida. Segundo ele, o uso da abordagem Mine-to-Mill, integrada ao uso de ferramentas tecnológicas utilizadas nesse projeto, gerou ganhos importantes para a mineradora. O engenheiro de processos vai mostrar os desafios encontrados na operação, assim como a metodologia e ferramentas que a Metso Outotec utilizou para chegar aos resultados apresentados. 

O engenheiro destaca que o estudo é um exemplo do trabalho de otimização que avalia a mineração de forma integrada, desde a mina até a planta de processamento. "Em geral, as operações da mina e as da usina não são vistas no conjunto, o que dificulta a otimização". Um exemplo, segundo ele, é a otimização do desmonte, que pode trazer ganhos imediatos para as fases subsequentes de britagem e moagem. "Usar explosivos e malhas de desmonte mais adequados pode levar a um investimento um pouco maior no desmonte, mas reduzir o consumo de energia elétrica na planta, pois os britadores e moinhos serão menos exigidos", resume.

O estudo que será apresentado utilizou várias técnicas já disponíveis no Brasil, entre elas a avaliação do desmonte e do processamento na planta por meio de softwares especializados e a utilização de etiquetas inteligentes (SmartTag™). Essas últimas são dispositivos que acompanham o minério desde a mina e por quase todo o processamento na planta, usando técnicas de rastreamento de minério.

Júlio Almeida é engenheiro de Processos com atuação em projetos de otimização de processos para clientes do segmento de mineração e agregados. Os interessados em participar do seminário online devem acessar https://www.abmbrasil.com.br/por/inscricoes/difusao-digital/webinar-operacoes-de-interface-mina-usina-mine-to-mill.