M&T Expo apresentará equipamentos e tecnologias com foco em ESG

02/08/2022
Novidades como máquinas operadas remotamente, caminhões elétricos, perfuratrizes com sistemas de inteligência eletrônica, sistemas de contenção de encostas e plantas de britagem automatizadas serão apresentadas no evento.

A indústria de mineração no Brasil encerrou o primeiro semestre de 2022 com um faturamento de 113,2 bilhões, alcançando produção de 441 milhões de toneladas. Embora esses números representem uma forte queda em relação ao mesmo período do ano passado, causada por adversidades do cenário internacional, as mineradoras se empenham para cumprir suas metas com frotas cada vez mais ajustadas a padrões de excelência operacional.

Um bom motivo para isso é o ESG (Environmental, Social and Governance), nova ordem mundial adotada por gestores no Brasil e no exterior. A sigla significa Ambiental, Social e Governança e refere-se ao novo parâmetro para medir práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. Esses pontos tem chamado a atenção de investidores de todo o mundo, quando estes decidem alocar capital em uma empresa, e atualmente são prioritários para organizações de diferentes setores e no sistema financeiro. 

Video Url
M&T Expo: Retrospectiva 2018

Neste cenário onde segurança e conservação ambiental são palavras de ordem, a M&T Expo – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração está prestes a abrir as portas para apresentar as mais recentes inovações ao universo da construção, mineração, pavimentação e obras de infraestrutura. 

A feira, que acontece de 30 de agosto a 02 de setembro de 2022, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, faz parte da Bauma NETWORK e desde 1995 atua impulsionando o mercado da construção e infraestrutura no Brasil e América Latina. É organizada pela Messe Muenchen do Brasil e conta com a participação e parceria institucional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).

Inovação no setor

A M&T Expo mostrará as tecnologias, sistemas e equipamentos para ajudar as mineradoras implantarem boas práticas sociais, ambientais e de segurança, que sejam mensuráveis e concretas. De acordo com o estudo global “Tracking the Trends 2022 – Redefinindo a mineração”, desenvolvido pela consultoria Deloitte, as empresas que atuam nesse mercado precisarão superar o status quo para agilizar a adoção dos conceitos de ESG.

Nos últimos anos, a mineração brasileira foi bastante cobrada por boas práticas em razão de acidentes trágicos. Agora chegou o momento de a indústria de equipamentos mostrar as novidades que tem desenvolvido em termos de tecnologias, equipamentos e operações para ajudar as empresas a se alinharem às políticas de segurança, redução de emissões e sustentabilidade

Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil.

De acordo com Pickert, soluções tecnológicas notáveis serão apresentadas no evento, como máquinas da linha amarela operadas remotamente, com o operador a quilômetros de distância, caminhões elétricos, perfuratrizes dotadas de sistemas inteligentes pré-programados de perfuração e sistemas de controle de desvios de perfuração operados eletronicamente, guindastes com monitoramento eletrônico, sistemas de contenção de encostas, plantas de britagem automatizadas, soluções digitais, entre várias outras novidades.

“Alguns expositores mostrarão aos visitantes que trabalham em pedreiras que as alterações em processos de beneficiamento via úmida para seca reduzem o consumo de água e eliminam barragens. Isso sem se falar na utilização de drones em levantamentos aerofotogramétricos, dentre outros sistemas possibilitados pelo avanço digital e tecnológico”, exemplifica Pickert. 

Durante a feira serão realizadas palestras técnicas, a exemplo do Workshop de Mineração, realizado pela CSCM da Abimaq, marcado para o dia 31 de agosto. Nesse evento serão discutidos temas como “Soluções para inovação e aumento da eficiência operacional” e “Soluções para mitigar/redução de impactos ambientais”.

Serviço

M&T Expo 2022 - 11º Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração

Data: 30 de agosto a 02 de setembro

Horário: das 13h às 20h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, São Paulo - SP

Inscrições: https://www.mtexpo.com.br/pt/