CONTEÚDO APRESENTADO POR:

MRN investe para automatizar informações

05/04/2022
Plataformas ajudaram a automatizar os sistemas de informações sobre os recursos minerais.

 

A Mineração Rio do Norte (MRN) investiu na aquisição de novos talentos e tecnologias para as operações de bauxita. Entre as ferramentas de inovação da empresa estão os ativos Power BI e Checklist, ambos utilizados pelo Sistema de Geologia e Controle de Qualidade desenvolvido em conjunto com o time de Tecnologia da Informação da empresa. As plataformas ajudaram a MRN a automatizar os sistemas de informações sobre os recursos minerais, o que contribuiu para levar dados, de forma rápida e precisa, aos profissionais. Como resultado, houve mais agilidade e otimização do processo de lavra e no tempo de trabalho. “O principal ganho foi o aumento do tempo de interação dos técnicos de turno com as atividades de lavra, em torno de 10% a 20%, o que representa, aproximadamente, entre 60 e 90 minutos a mais de atividade voltada ao controle de qualidade e produtividade. Podemos justificar a diferença de produção ou possíveis mudanças também, o que impacta na qualidade do produto”, destaca Paulo Bezerra, gerente de Planejamento e Controle de Produção da MRN

Segundo Bezerra, não houve a necessidade de aumento de custos ou outros investimentos, pois foram aproveitadas as ferramentas já existentes, com uma mudança apenas na aplicabilidade o que resultou em uma gestão econômica alinhada à maior produtividade. “Com o melhor aproveitamento desses recursos, otimizamos o tempo para despachar um volume maior de informações com a automação, dessa forma, o fluxo da informação e a busca por ela passou a ser mais rápida e prática”, explica o gerente de Planejamento e Controle de Produção. 

Felipe Antonialli, geólogo da MRN, diz que a obtenção de dados do campo é feita a partir de um formulário com 40 perguntas, por meio do uso de um tablet com a ferramenta Checklist. Com a coleta de todas as informações, o profissional descarrega na rede os dados no departamento de Geologia e Controle de Qualidade. “A compilação será feita de forma automática via Power BI, um sistema da Microsoft, que em seguida irá gerar os dashboards, e o resultado é disparado via e-mail às áreas. Assim, melhoramos a qualidade das informações geradas para controle de qualidade e para o controle de tempo dos profissionais dentro da mina”, afirma. Com as ferramentas é possível fornecer visualizações interativas e recursos de business intelligence com uma interface simples para que os empregados tenham acesso aos relatórios e aos infográficos. “Conseguimos garantir uma comunicação e repasse de referências de forma mais ágil e eficiente às equipes internas, o que torna as informações mais homogêneas, o que serve de subsídio para auxiliar nas justificativas e tomadas de decisão”, destaca Felipe.

A MRN tem priorizado estratégias voltadas à estruturação dos dados por meio de um arcabouço tecnológico implementado pela TI e ferramentas como Power BI, que tem sido usado na maioria das áreas, promovem uma atuação distribuída na construção dos dashboards de monitoramento e executivo. A empresa já possui uma maturidade neste desenvolvimento em diversas áreas tais como Planejamento de Lavra, Geologia, Controle de Qualidade, Planejamento de Mina, Planejamento e Controle de Produção, Operação de Mina, Implantação e áreas do administrativo. 

As exportações de pelotas registraram 219 mil toneladas em fevereiro de 2022, volume inferior as 720 mil de um ano antes. As exportações de pelotas despencaram de 1,390 milhão de toneladas no primeiro bimestre de 2021 para 689 mil toneladas no primeiro bimestre deste ano. Já as vendas de minério de ferro no mercado nacional aumentaram de 2,345 milhões de toneladas em fevereiro de 2021 para 2,663 milhões de toneladas em fevereiro de 2022. As vendas de minério de ferro no mercado nacional também registraram crescimento, passando de 4,625 milhões de toneladas para 5,225 milhões de toneladas na comparação bimestral de 2021 e 2022.