Lithium Ionic avança no licenciamento do projeto Bandeira

10/09/2024
A obtenção do status de Concessão de Mineração marcará a aprovação legal final necessária para a transição do depósito Bandeira da fase de exploração para a de extração e produção.

 

A Lithium Ionic anunciou marcos importantes de licenciamento com a aprovação dos Relatórios Finais de Exploração (RFP) para suas propriedades de lítio Bandeira e Outro Lado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Após a aprovação desses relatórios pela ANM, a empresa apresentou com sucesso o requerimento de Concessão de Mineração e o Estudo de Viabilidade Econômica (PAE) para a propriedade Bandeira. O PAE fornece uma avaliação abrangente dos aspectos técnicos, econômicos e ambientais do projeto de mineração, além de detalhar a extração eficiente e responsável de recursos minerais. A obtenção do status de Concessão de Mineração marcará a aprovação legal final necessária para a transição do depósito Bandeira da fase de exploração para a de extração e produção.

A Lithium prevê outra grande conquista regulatória nos próximos meses: a aprovação da Licença Ambiental Concomitante (LAC), a licença ambiental que permitirá a construção do Projeto de Lítio Bandeira. O requerimento de LAC foi apresentado em novembro de 2023, e sua aprovação é um pré-requisito para a concessão final da Concessão de Mineração. “A aprovação dos Relatórios Finais de Exploração para nossas propriedades Bandeira e Outro Lado é um marco importante no avanço de nossos projetos no Vale do Lítio do Brasil. Essas aprovações validam a qualidade de nossos ativos e aceleram nosso caminho para nos tornarmos um produtor de lítio em curto prazo. Com o pedido de PAE e Concessão de Mineração agora submetido para Bandeira, estamos no caminho certo para o próximo marco importante - garantir a licença LAC, que nos permitirá avançar com a construção. Continuamos totalmente comprometidos em avançar nossos projetos de forma responsável, ao mesmo tempo em que ajudamos a atender à crescente demanda por lítio à medida que o Brasil fortalece sua posição na cadeia de suprimentos global”, disse Blake Hylands, P.Geo., CEO da Lithium Ionic. As propriedades Bandeira e Outro Lado estão estrategicamente localizadas em Minas Gerais, dentro do Vale do Lítio, uma região renomada por seus depósitos de lítio de classe mundial, infraestrutura robusta e ambiente favorável à mineração.

Direto da Fonte