CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Imbituba vai atuar com minerais

13/04/2022
Serão embarcadas cargas como minério de ferro, coque e hulha betuminosa.

 

A SCPAR Porto de Imbituba assinou contrato de arrendamento transitório do Terminal de Granéis Minerais (TGM IMB06) do Porto de Imbituba com o Consórcio Sul Minas, que venceu o processo seletivo simplificado nº 01/2021. O regime de exploração da área dentro do Porto ocorrerá até 180 dias ou até que o processo licitatório para arrendamento de longo prazo seja concluído. 

A formalização da assinatura contou com a presença dos diretores do Porto e da arrendatária, formada pelo consórcio das empresas Minas Gusa e Sul Norte. O diretor-presidente da holding SCPAR, Alexandre Amin Salum Júnior, e a presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), Rita Munck, também participaram do ato oficial. O diretor-presidente da Autoridade Portuária, Fábio Riera, destaca que o contrato consolida um novo passo na utilização da área do terminal. “Essa área, que até poucos anos tinha apenas grama e nos dava custos de manutenção, recebeu investimentos da iniciativa privada e passa agora a auferir uma receita à Autoridade Portuária de cerca de R$ 7 milhões por ano, o que nos permite investir em novas infraestruturas e melhorias para o avanço do Porto”, avaliou o gestor.

O TGM tem 48 mil m² e é composto por dois armazéns de lona e lava pneus, alimentado por cisterna de captação da chuva. Gilberto Zanette, sócio-proprietário da Sul Norte, explica que a intenção é aumentar o volume movimentado pelo Porto no segmento de minerais. O Consórcio trabalhará com cargas como minério de ferro, coque e hulha betuminosa. 

Maurício Araújo, diretor do grupo Minas Gusa afirmou: “Temos muito a alavancar e fazer crescer a movimentação para a cidade e para a economia de Imbituba. “Nós acreditamos no crescimento do Porto e esse projeto vai ser bem viável para a cidade e para o Porto. Aumentando o nível de movimentação, consequentemente gera mais empregos, gera mais economia para a cidade, então são sempre perspectivas de grande crescimento”.

Rita Munck, presidente do CAP Imbituba, parabenizou a empresa, que está buscando o desenvolvimento da cidade e destacou a importância desse tipo de contratação simplificada, que possibilita um processo futuro de um arrendamento definitivo e que tem como objetivo trazer novas cargas para o Porto.