ICMM e INAP dão suporte às mineradoras para prevenir poluição

04/09/2024
O objetivo final é proteger a qualidade da água e reduzir os custos de remediação em longo prazo.   

 

O Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM) e a Rede Internacional para Prevenção de Ácidos (INAP) anunciaram uma colaboração para dar suporte às empresas de mineração na prevenção e redução da poluição da água causada pela drenagem ácida de rochas e lixiviação de metais das minas, com o objetivo final de proteger a qualidade da água e reduzir os custos de remediação em longo prazo.   

A colaboração se concentrará no desenvolvimento de um novo recurso para dar suporte à implementação do altamente conceituado Global Acid Rock Drainage (GARD) Guide do INAP em operações de mineração por públicos não especialistas trabalhando em locais e em nível corporativo. Espera-se que os resultados sejam publicados no início de 2025.  A drenagem ácida de rochas e lixiviação de metais são processos naturais que ocorrem quando minerais de sulfeto em rochas são expostos ao ar e à água, produzindo ácido sulfúrico. Quando o material residual que contém minerais de sulfeto não é gerenciado da maneira correta em locais de mineração, ele pode acelerar esses processos químicos naturais e resultar em água altamente ácida que pode lixiviar metais da rocha para o ambiente ao redor. 

As empresas de mineração devem prevenir e gerenciar os impactos da drenagem ácida de rochas e lixiviação de metais, atividade que requer planejamento informado em nível local desde o início da operação até o fechamento da mina. Em janeiro de 2017, o ICMM publicou uma Declaração de Posição sobre Administração de Água que exige que os membros implementem práticas de administração de água que incluam governança de água forte e transparente, gestão eficaz e eficiente da água nas operações e colaboração com as partes interessadas em nível de bacia hidrográfica para alcançar o uso responsável e sustentável da água. 

Direto da Fonte