‘Gente Cuidando das Águas’ é destaque em evento da ONU

Projeto foi desenvolvido em parceria com o BNDES e atua em educação ambiental, mobilização comunitária e recuperação de nascentes na Bacia do Rio Santa Catarina desde 2018.
Durante o Congresso Diálogo Regional das Águas 2023, evento realizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Nexa foi destaque pelo projeto ‘Gente Cuidando das Águas’, desenvolvido em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O projeto atua nas frentes de educação ambiental, ações de mobilização e comunicação ambiental e recuperação de nascentes. Desde 2018, o projeto tem como meta realizar o cercamento de áreas de nascentes na Bacia do Rio Santa Catarina, promover a educação ambiental comunitária e escolar, proteger, conservar e preservar a água do município de Vazante (MG).
“Este é um projeto de grande valor para a Nexa e para nossas comunidades, principalmente nas áreas rurais. Essa é uma população que ainda sofre com pouco abastecimento e tratamento de água. Para levar água potável fizemos importantes alianças, e tivemos parceiros importantes e estratégicos como o BNDES. Ser reconhecido pela ONU nos enche de orgulho e estimula a seguir em frente”, afirma Cristiane Holanda, gerente de projetos sociais e de sustentabilidade da Nexa. O Diálogo Regional das Águas 2023 é um evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre a Água de 2023, que visa avaliar o progresso relacionado ao ODS 6 (água e saneamento). Entre os seus objetivos, estão: I) analisar o progresso do ODS 6 em relação aos compromissos adquiridos, acelerar sua implementação na América Latina e no Caribe (ALC) e avançar para uma transição hídrica sustentável e inclusiva; II) trocar experiências e lições aprendidas para a realização dos objetivos da Década de Ação para a Água 2018-2028 e III) lançar uma agenda regional de ação pela água com uma abordagem multissetorial.
VEJA TAMBÉM

Nexa certificada com Selo Ouro do GHG Protocol pelo terceiro ano seguido
Certificação pelo terceiro ano consecutivo reconhece o controle de emissões diretas e indiretas em todas as operações da companhia no Brasil, com plano de neutralização de carbono até 2035.
19/08/2026
Nexa desenvolve protótipo de capacete para diferentes tipos de cabelo
Em parceria com a start-up Bicipreta, o protótipo incorpora maior altura e profundidade, ventilação interna e fecho anatômico para acomodar diferentes volumes de cabelo mantendo os requisitos de segurança.
27/08/2026
Projetos de minerais críticos demandam recursos de R$ 57 bilhões
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social estrutura iniciativas para financiar projetos de minerais estratégicos, com foco em beneficiamento e transformação industrial que ampliem a integração entre produção mineral e atividades industriais.
18/08/2026

