FLSmidth desenvolve projeto na Argentina

08/09/2021
A nova fábrica irá fornecer carbonato de lítio de grau técnico que será usado na produção de cátodos de bateria.

 

A FLSmidth anunciou que irá concluir um programa de trabalhos que inclui recursos de engenharia e fornecimento de equipamentos e serviços para a unidade de lítio Sales de Jujuy Olaroz, na Argentina. São previstos investimentos de 200 milhões de coroas dinamarquesas para o terceiro trimestre de 2021. A companhia fornecerá serviços no local, como supervisão da instalação dos recursos, comissionamento e treinamento. 

A nova fábrica de extração de lítio irá fornecer carbonato de lítio de grau técnico que, posteriormente purificado, será usado na produção de cátodos de bateria para o mercado crescente de veículos elétricos. A Toyota Tsusho Corporation possui 25% da unidade. “Após nosso envolvimento no amplo desenvolvimento de processos na Olaroz, estamos muito felizes que a Sales de Jujuy confiou na FLSmidth para que fornecêssemos tecnologias para a nova fábrica de extração de lítio na Argentina, que é de primeira linha. Esta encomenda, além dos outros pedidos de extração de lítio anunciados no início de 2021, confirma a posição de liderança da FLSmidth como a fornecedora de tecnologia escolhida para todos os tipos de depósitos de lítio no mundo. Também é uma satisfação fazer uma parceria com uma empresa que compartilha do comprometimento da FLSmidth com a produção de lítio ecologicamente correta – uma ótima combinação para as metas de nosso programa MissionZero”, comentou Mikko Keto, presidente de mineração da FLSmidth.

A tecnologia fornecida pela FLSmidth engloba um clarificador, filtros Pneumapress®, uma prensa de filtro Shriver®, filtros de polimento OTG e um conjunto de secadoras pyromet. O pacote de tecnologia também tem outros equipamentos como sistemas de reatores, troca de íons, transporte pneumático e uma ensacadeira. A entrega dos equipamentos começará em breve e o contrato estará completo ao fim de 2022, com os treinamentos finais. “A FLSmidth é líder mundial em tecnologias de processamento de lítio ecologicamente corretas. Isso está alinhado com a meta da Sales de Jujuy de não apenas produzir materiais necessários para veículos elétricos e infraestrutura de energia renovável, mas também cumprir este objetivo de maneira ecologicamente eficiente e responsável, reduzindo significativamente a emissão de gases e o uso de água”, destaca Fernando de la Calle, diretor de projeto de engenharia no lado do cliente.