Duncan Wanblad substituirá Cutifani em 2022

04/11/2021
Cutifani se aposentará como executivo-chefe e deixará o Conselho em 19 de abril de 2022.

A Anglo American plc nomeou Duncan Wanblad como novo CEO, com efeito a partir da Assembleia Geral da companhia em 19 de abril de 2022.  O executivo também ingressará no Conselho da Anglo American como diretor executivo na mesma data. Wanblad substituirá Mark Cutifani, que se aposentará como presidente-executivo e deixará o conselho na Assembleia Geral após nove anos no cargo. “Duncan Wanblad é o destaque e sucessor natural de Mark Cutifani, trazendo seus 30 anos de experiência em mineração internacional e profundo conhecimento da Anglo American, sua cultura e seu contexto. Em funções executivas e não executivas, abrangendo a maioria dos negócios da Anglo American, Duncan foi fundamental para moldar a forte posição competitiva da empresa hoje”, disse Stuart Chambers, presidente da Anglo American. 

Segundo Chambers, o Conselho considerou que Duncan é excepcionalmente qualificado para levar a Anglo American na próxima fase de melhoria e entregar o que é uma das histórias de crescimento líderes da indústria. “Estou honrado que o Conselho tenha me dado a oportunidade de liderar esta grande empresa e nossos maravilhosos colegas em todo o mundo. Tendo começado minha carreira como engenheiro júnior, nunca perdi de vista o que é necessário para produzir os metais e minerais que são cada vez mais vitais para sustentar nossa vida neste planeta”, comentou Duncan Wanblad. 

Ele disse ainda que irá atuar de forma segura e sustentável, incluindo atender às expectativas dos funcionários e partes interessadas. “Por meio da forma como trabalhamos, das tecnologias que estamos implantando para nos conduzir em direção aos nossos objetivos de sustentabilidade e a amplitude de oportunidades que posso ver, estamos determinados a cumprir essa promessa”. 

Mark Cutifani avaliou sua gestão como uma experiência incrível em liderar a AngloAmerican. “Não houve privilégio maior para mim do que comandar a companhia e os funcionários. Juntos, transformamos nossa posição competitiva e lideramos o caminho em direção a um futuro muito diferente para a mineração - um futuro mais seguro e inteligente que agrega valor duradouro para todos os nossos acionistas. Cumprindo nossas promessas, estabelecemos a credibilidade e os recursos que são a base para a próxima fase de crescimento da Anglo American. Não consigo pensar em nenhum líder melhor do que Duncan para pegar o bastão e buscar as muitas oportunidades que estão à frente para o nosso negócio”. Cutifani se aposentará como executivo-chefe e deixará o Conselho em 19 de abril de 2022 e concordou em permanecer empregado na Anglo American até 30 de junho de 2022 para continuar a apoiar a transição.