Compromisso de divulgar indicadores socioeconômicos

10/05/2022
O estudo deve ajudar as companhias a melhor avaliar e fortalecer a entrega de seus programas de contribuição social e econômica.

 

O Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM) publicou o documento “Estrutura de Relatórios Sociais e Econômicos”, que compromete os membros a relatar um conjunto de indicadores socioeconômicos, capacitando partes interessadas como comunidades, governos e investidores a avaliar mais facilmente a contribuição da mineração para o desenvolvimento social e econômico.

Os membros do ICMM representam 1/3 da indústria e se comprometeram a divulgar oito indicadores-chave que incluem relatórios de impostos país por país sobre receitas, pagamento e impostos, composição da força de trabalho, igualdade salarial, nível salarial, treinamento fornecido, compras locais, educação e programas de habilidades e capacitação. O estudo deve ajudar as companhias a melhor avaliar e fortalecer a entrega de seus programas de contribuição social e econômica e fornecer uma visão mais clara da contribuição da mineração para o crescimento econômico, emprego, habilidades, saúde, educação e uma série de outras oportunidades de desenvolvimento nas regiões próximas às suas operações. “A mineração desempenha um papel significativo na condução do desenvolvimento social e econômico das regiões onde ocorre. O que falta até agora é um conjunto consistente de indicadores que medem essas contribuições, de igual para igual. O levantamento ”Estrutura de Relatórios Sociais e Econômicos” do ICMM eleva o nível em várias áreas, incluindo a desagregação de dados por gênero e etnia e relatórios de salários de funcionários em comparação com o salário mínimo local”, diz Rohitesh Dhawan, CEO do ICMM. 

Dhawan disse ainda que o compromisso representa um grande passo em frente, e encorajo todas as empresas de mineração a adotarem a Estrutura para fornecer uma visão mais completa da contribuição social e econômica do setor e identificar coletivamente áreas de melhoria. "Reconhecemos que ainda há mais a fazer para medir, prevenir e gerenciar os impactos negativos que as atividades de mineração podem ter nas comunidades locais. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com as partes interessadas para avaliar a evolução potencial do Marco para que possamos aproveitar os dados que já estão sendo fornecidos para dar uma visão clara do desempenho de nossos membros”. 

Para Chris Griffith, CEO da Gold Fields, em parceria com outros membros do ICMM a empresa esteve ativamente envolvida no desenvolvimento da Estrutura, pois acredita que o relatório de indicadores sociais e econômicos é fundamental para ajudar a fornecer uma imagem clara da contribuição que fazemos. “É fundamental essa transparência para conquistar a confiança dos stakeholders, principalmente das comunidades anfitriãs e dos governos. Já estamos alinhados com vários dos indicadores - conforme relatado em nosso Relatório anual aos Stakeholders - e estamos trabalhando para divulgar a estrutura completa”. O documento foi desenvolvido por meio de uma avaliação das estruturas de relatórios existentes e das práticas da empresa relacionadas à contribuição social e econômica. Ele foi informado por meio de consultas a uma série de partes interessadas externas, incluindo investidores, sociedade civil, clientes e organizações internacionais, e testado em locais por membros do ICMM. 

A “Estrutura de Relatórios Sociais e Econômicos” se baseia em estruturas existentes, como a Global Reporting Initiative (GRI), garantindo assim uma abordagem simplificada para relatórios. Os membros do ICMM já iniciaram o trabalho necessário para incorporar esses indicadores em seus sistemas de relatórios e se comprometeram a divulgar os indicadores até 2024, exceto o imposto país a país, para o qual o relatório é esperado a partir de 2025.