CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Barragem de Fernandinho é descaracterizada

13/07/2021
No processo de descaracterização, 558 mil m³ de rejeitos foram removidos e um canal central de drenagem foi construído, com posterior revegetação.

 

A Vale concluiu a obra de descaracterização da barragem Fernandinho, localizada na Mina Abóboras, no Complexo Vargem Grande, em Nova Lima (MG), e finalizou as obras de construção da estrutura de contenção à jusante, que serve as barragens Forquilhas I, II, III, IV e Grupo e está localizada entre os municípios de Itabirito e Ouro Preto (MG), perto da Mina Fábrica. 

A conclusão das duas obras mostra o compromisso da mineradora com as melhores práticas na gestão de suas barragens. Com a descaracterização da barragem Fernandinho, a Vale deixará de armazenar rejeitos e água no local. O processo de descaracterização ainda será avaliado pelos órgãos competentes. No processo de descaracterização, 558 mil m³ de rejeitos foram removidos e um canal central de drenagem foi construído, com posterior revegetação e reintegração da área ao meio ambiente local. As atividades contaram com cerca de 540 trabalhadores, majoritariamente residentes na região de Nova Lima. 

A barragem Fernandinho fez parte do Programa de Descaracterização de Barragens da Vale, destinado às estruturas com alteamento a montante, método similar àquele empregado na barragem rompida em Brumadinho. A descaracterização das barragens a montante é um compromisso da Vale e uma obrigação legal para aumentar a segurança das comunidades e das operações. 

Já a conclusão da estrutura de contenção a jusante da Mina Fábrica, com obras finalizadas, tem capacidade para reter os rejeitos das barragens Forquilhas I, II, III, IV e Grupo, localizadas a montante da Mina Fábrica, em um cenário hipotético de ruptura simultânea. A estrutura tem 95 metros de altura e 330 metros de comprimento, o que aumenta a segurança das pessoas que vivem em comunidades próximas e protege as Zonas de Segurança Secundária das referidas barragens, que incluem parte dos municípios de Itabirito, Raposos, Rio Acima e Nova Lima, além de três bairros de Belo Horizonte. 

A conclusão da estrutura de contenção à jusante permitirá a descaracterização das barragens Forquilhas I, II, III e Grupo. A barragem Forquilha IV está em nível 1 de emergência, enquanto Forquilhas I, II e Grupo estão em nível 2, e Forquilhas III em nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (“PAEBM”). Todas as estruturas são monitoradas pelo Centro de Monitoramento Geotécnico da Vale no sistema 24/7. A ECJ de Fábrica foi construída sob as mais rigorosas normas nacionais, as melhores práticas de engenharia e referências técnicas de entidades internacionais. A Vale segue avaliando junto com a auditora técnica do Ministério Público a necessidade de ações complementares. A conclusão das duas obras representa o avanço do Programa de Descaracterização e do compromisso da Vale com uma abordagem mais transparente e segura na gestão de suas barragens. O cronograma do Programa de Descaracterização e demais informações sobre a gestão de barragens da Vale estão disponíveis em www.vale.com/esg.