Aval para altear barragem da Equinox Gold

01/06/2022
A expectativa é de que a operação da MRDM seja retomada, de forma integral, em meados de julho.

A Equinox Gold recebeu aval para dar continuidade às obras de alteamento da barragem de rejeitos da Mineração Riacho dos Machados (MRDM), localizada no norte do estado. 

Conforme o licenciamento ambiental em vigor, a Equinox Gold seguirá com a mobilização da empresa contratada para início das obras nos próximos dias. A expectativa é de que a operação da MRDM seja retomada, de forma integral, em meados de julho. A Equinox Gold atualizará as orientações do MRDM com suas divulgações do segundo trimestre de 2022 na primeira semana de agosto.

A Equinox Gold havia parado temporariamente as operações da Mineração Riacho dos Machados, localizada no Norte de Minas Gerais, devido a atrasos nas autorizações para as obras de alteamento programado da barragem de rejeitos. 

Desde junho de 2021, a Equinox debatia com o órgão ambiental a continuidade do alteamento pelo método a jusante até a cota já contemplada em sua licença ambiental, cota 840m, o que não foi autorizado até o momento, impossibilitando a continuidade das operações.