Audiências públicas sobre Projeto Santa Quitéria

06/06/2022
Com a plena operação da mina de Itataia (CE) serão produzidos cerca de 1,05 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano.

 

Serão realizadas audiências públicas entre 7,8 e 9 de junho em Santa Quitéria, Itatira (no Distrito Lagoa do Mato) e Canindé, respectivamente, para debater o Projeto Santa Quitéria, que prevê a construção e a operação de um complexo mineroindustrial para extrair fosfato e urânio. O projeto está em fase de licenciamento ambiental. 

Com a plena operação da mina de Itataia (CE) serão produzidos cerca de 1,05 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano. Somada a produção atual da Galvani, que forma o Consórcio Santa Quitéria junto à INB - Indústrias Nucleares do Brasil, o volume representará 25% da demanda das regiões Norte e Nordeste.

Além disso, o Projeto Santa Quitéria produzirá anualmente 220 mil toneladas de fosfato bicálcico para ração de gado, 50% da demanda atual desses insumos nas regiões Norte e Nordeste. O Projeto Santa Quitéria tem papel importante no Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e Plano Nacional de Energia (PNE), e está enquadrado na Política Pró-Minerais Estratégicos.

Direto da Fonte