CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Apoio ao programa STEM no Espírito Santo

27/07/2021
O programa é destinado a alunos da graduação em Sistema de Informação e Engenharia de Controle e Automação.

 

A ArcelorMittal lançou o programa STEM no Espírito Santo, um projeto-piloto que visa o desenvolvimento de competências de estudantes aplicáveis ao ensino prático em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (sigla em inglês para STEM). O programa é destinado a alunos da graduação em Sistema de Informação e Engenharia de Controle e Automação do campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A ArcelorMittal oferecerá cinco bolsas. 

Em uma primeira etapa o objetivo é a preparação específica para atuação em projetos de automatização da área de Suprimentos da empresa e que os cinco selecionados possam participar de processos seletivos para futuras oportunidades em seu time de colaboradores. Os bolsistas vão focar em projetos de automatização de processos, incluindo o estímulo à capacidade analítica, à criatividade e ao raciocínio inovador. "A formação de talentos com habilidades técnicas, mas também conhecimentos específicos e práticos tem sido um dos requisitos. O projeto-piloto vai permitir a busca por esses profissionais. A prática do dia a dia acarretará uma visão sistêmica do negócio", disse Raquel Pittella, diretora de Suprimentos. Além da parceria da instituição de ensino, a iniciativa conta com as participações do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal e os hubs de inovação da empresa (Açolab e iNO.VC) na formação e capacitação dos jovens. 

Os selecionados terão seis meses para trabalhar por quatro horas semanais, 100% on-line e com o apoio de orientadores da empresa. Eles serão treinados nas principais ferramentas de programação do mercado além de serem capacitados nas mais novas metodologias de trabalho: Métodos Ágeis, OKR's e outras ferramentas. "Temos como premissa qualificar o profissional, desde a universidade, com a formação técnica que a empresa requer", explica Elizander Nora, coordenador do projeto. De acordo com ele, a metodologia STEM é uma forma de agilizar a transformação, em especial a digital, e lapidar esse talento.

A seleção dos stemers será por meio de edital do IFES e os interessados podem se inscrever pelo portal da instituição ou pelo endereço https://bityli.com/734t2 entre os dias 26 de julho e 08 de agosto. Os estudantes terão seus currículos avaliados e passarão por uma entrevista on-line.