Adesão ao Movimento Transparência 100%

14/12/2021
A Anglo American reforça o compromisso de combate à corrupção e se compromete a adotar medidas que vão além das obrigações legais.

A Anglo American aderiu ao Movimento Transparência 100%, da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O movimento tem como objetivo engajar as empresas no combate à corrupção. O lançamento da iniciativa aconteceu no dia 3 dezembro, durante o evento online promovido pelo Pacto Global.

O Movimento integra uma série de iniciativas do Pacto Global que convidam o setor privado brasileiro a assumir compromissos públicos com metas ambiciosas na busca pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao tornar-se signatária, a Anglo American reforça o compromisso de combate à corrupção e se compromete a adotar medidas que vão além das obrigações legais, como o fortalecimento de mecanismos de transparência e integridade. "Muito temos ouvido sobre ESG e sabemos que Governança é um pilar fundamental não somente para a sigla, mas para a sociedade. Não alcançaremos os ODS e toda essa agenda fundamental para a sociedade e o planeta se não fizermos direito. E fazer direito também é fazer sem corrupção", afirma Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

A iniciativa estabeleceu cinco metas anticorrupção: 100% de transparência nas interações com a Administração Pública; remuneração 100% íntegra da alta administração; 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em integridade; 100% da transparência da estrutura de compliance e governança; e 100% da transparência sobre o desempenho dos canais de denúncia. As metas serão monitoradas pelo Observatório 2030, iniciativa do Pacto que acompanha as metas e os compromissos públicos assumidos pelas empresas nos mais diversos temas.

Para o diretor de Assuntos Corporativos e Impacto Sustentável da Anglo American no Brasil, Ivan Simões, "a adesão ao Movimento complementa e vai ao encontro de outras ações já realizadas pela Anglo American, mostrando o quanto estamos empenhados em combater a corrupção, tornando público nosso compromisso em fazer negócios de forma responsável e transparente". A adesão ao Movimento só reforça a prática diária da companhia, diz Felipe Melo, diretor de Conduta Ética Empresarial da Anglo American. “Acredito que as empresas podem, e devem, ser protagonistas no combate à corrupção". 

A Anglo já implementou como Código de Conduta, um canal de denúncias, política de integridade empresarial, procedimentos de prevenção à corrupção, entre outros. Além da Anglo American, SPIC Brasil, CBA, Eletrobras, Grupo Fleury, MRV e Petrobras já se comprometem com a iniciativa.

Tags