Aço Verde Brasil bate recorde de reciclagem em 2022

27/04/2023
Empresa reciclou 90 mil toneladas de sucata de aço em 2022, 73% a mais em relação ao ano anterior

 

A siderúrgica Aço Verde do Brasil (AVB) bateu o próprio recorde e reciclou 90 mil toneladas de sucata de aço em 2022, 73% a mais em relação ao ano anterior. A empresa utiliza um pré-aquecedor de sucata, que eleva a temperatura do material para 600 graus Celsius para reciclagem e lhe permitiu aumentar o emprego de carga sólida dentro do convertedor LD, dos atuais 15% para 25%, porcentagem superior a obtida por outras siderúrgicas do país

Para realizar tal procedimento, a AVB emprega lenha proveniente de eucalipto reflorestado, o que lhe garante autonomia de produção própria, com 85% do volume total necessário para a operação. O uso de sucata na produção de aço já é uma tendência no Brasil e cada vez mais desejada por todas as empresas do setor. A matéria-prima, oriunda de fontes externas, como itens descartados da indústria ferroviária e portuária, soma-se ao retorno interno das áreas de produção da AVB.

O processo de pré-aquecimento da sucata demanda uma fonte de energia térmica barata – ativo do qual a AVB é autossuficiente, pela operação de dois altos-fornos com biocarbono e que são responsáveis pela produção de um gás de processo renovável. Hoje, a empresa possui o maior percentual de carga metálica sólida reciclada dentre as usinas siderúrgicas integradas no Brasil. Estes números alcançados trilham o caminho para que a AVB seja, em breve, a primeira siderúrgica resíduo zero.